RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Entre a verdade da ciência e a ciência da verdade: [re]pensando a recepção heideggeriana da noção moderna de ciência

Mostrar registro simples

Autor Schessof, Gabriel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0069796141676244;
Orientador Rohden, Luiz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8262728507671434;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Entre a verdade da ciência e a ciência da verdade: [re]pensando a recepção heideggeriana da noção moderna de ciência;
Resumo A presente dissertação tem por objetivo discutir e explorar a relação da ciência com a noção de verdade tendo como principal referência o pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976). Trabalhamos com a hipótese de que as modernas ciências não têm como parte do seu horizonte metodológico uma preocupação em explicitar e mesmo em entender o que significa propriamente quando falamos que algo (normalmente um juízo) é verdadeiro. Embora concebamos facilmente que a metodologia científica desenvolvida desde a modernidade seja capaz de fundamentar a verdade de proposições ou juízos, não cabe a esta mesma metodologia um momento de reflexão e discussão com vistas à fixação do sentido conceitual da noção de verdade. À luz deste problema, a pesquisa se divide em três partes. Na primeira, buscamos efetuar algumas reflexões acerca da relação entre filosofia e ciência, tendo em vista dois objetivos principais: i) pretendemos sustentar que o pensamento heideggeriano apresenta uma posição, não essencialmente positiva, mas também não estritamente hostil às ciências, tal como comumente se interpreta; e ii) intencionamos demonstrar de que maneira a reflexão filosófica sobre conceitos fundamentais (Grundbegriffe) implica e aparece na metodologia das ciências (relativamente a sua origem, seus resultados, limites e pressupostos) apesar de sua autonomia e independência em relação à filosofia, deflagradas sobretudo em meados do século XIX. Na segunda parte, buscamos sustentar que a noção filosófica tradicional de verdade enquanto adaequatio (adequação, correspondência ou concordância entre juízos e objetos) é a noção proeminente no discurso científico. Faremos isso apresentando de que modo Heidegger compreende que a noção tradicional de verdade alcança seu desenvolvimento na história da filosofia e permanece sempre inconteste mesmo em filósofos da modernidade centrais para as conquistas metodológicas posteriores da ciência, de onde se segue a concepção comum e insuficiente de ciência como a totalidade de um conjunto de fundamentação de proposições verdadeiras. Na terceira e última parte, buscamos explicitar e avaliar a abordagem de Heidegger em relação ao conceito de concordância. Mostraremos que essa abordagem se situa principalmente em Ser e Tempo como a tarefa de pensar o desvelamento como o fenômeno originário da verdade. Aqui, a investigação filosófica sobre o sentido de verdade liga-se ao empreendimento da analítica existencial do ser-aí, justamente porque o verdadeiro, segundo a compreensão de Heidegger, seria uma implicação de um de seus modos de ser (seria um existencial e não uma simples capacidade cognitiva). Em síntese, buscamos a aproximação e a interlocução deste nível de verdade existencial, que extrapola o alcance das ciências naturais, com a proposicional – cujo valor de verdade pode ser fundamentado por estas.;
Abstract The present dissertation aims to discuss and explore the relationship between science and the notion of truth, with the main reference being the thought of the german philosopher Martin Heidegger (1889-1976). We work with the hypothesis that modern sciences do not have as part of their methodological horizon a concern with explaining and even understanding what it means when we say that something (normally a judgment) is true. Although we easily conceive that the scientific methodology developed since modernity is capable of grounding the truth of propositions or judgments, this same methodology does not include a moment of reflection and discussion aimed at fixing the conceptual sense of the notion of truth. In light of this problem, the research is divided into three parts. In the first, we aim to sustain that some reflections on the relationship between philosophy and science, considering two main objectives: i) we intend to argue that Heidegger's thought presents a position that is not essentially positive, but also not strictly hostile to the sciences, as is commonly interpreted; and ii) we intend to demonstrate how philosophical reflection on fundamental concepts (Grundbegriffe) implies and appears in the methodology of the sciences (regarding its origin, its results, limits, and presuppositions), despite their autonomy and independence from philosophy, particularly sparked in the mid XIX century. In the second part, we aim to sustain that the traditional philosophical notion of truth as adaequatio (adequacy or agreement between judgments and objects) is the prominent notion in scientific discourse. We will do this by presenting how Heidegger compreheend that the traditional notion of truth reaches its development in the history of philosophy and remains uncontested even in central modern philosophers for the subsequent methodological achievements of science, from which follows the common and insufficient conception of science as the totality established through an interconnection of true propositions. In the third and final part, we aim to elucidate and evaluate Heidegger's approach to the concept of agreement. We will show that this approach is primarily situated in Being and Time as the task of thinking the unconcealment as the originating phenomenon of truth. Here, philosophical inquiry into the sense of truth is linked to the endeavor of existential analytics of Dasein, precisely because the true, according to Heidegger's understanding, would be an implication of one of its modes of being (it would be an existential rather than a mere cognitive capacity). In summary, we seek the approximation and dialogue of this level of existential truth, which goes beyond the scope of the natural sciences, with the propositional – whose truth value can be grounded by them.;
Palavras-chave Verdade; Ciência; Filosofia; Heidegger; Truth; Science; Philosophy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-05;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13527;
Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística