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Ecologias das práticas pedagógicas: (per)cursos narrativos de experiências em educação em direitos humanos

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metadataTrad.dc.contributor.author Nascimento, Vânia Virgens Almeida;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7467220232041279;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Ecologias das práticas pedagógicas: (per)cursos narrativos de experiências em educação em direitos humanos;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente tese propõe analisar como as práticas pedagógicas de mulheres engajadas na Educação Pública expressam experiências de Educação em Direitos Humanos, doravante chamada EDH, na cidade de Salvador. Para realizar tal análise, fez-se necessário selecionar os fundamentos teóricos, a partir da curadoria das produções científicas sobre Educação em Direitos Humanos; conhecer os (per)cursos de vida e profissão das mulheres engajadas na Educação Pública na cidade de Salvador; e identificar as práticas pedagógicas de autoria e autorização das mulheres e suas relações com a EDH, nos seus princípios e dimensões. No que se refere ao aspecto metodológico, essa pesquisa é de natureza qualitativa e encontra nas entrevistas narrativas a via afluente, a partir da utilização das súmulas produzidas pelas mulheres e da análise das práticas pedagógicas relatadas por elas. A análise possibilitou captar e capturar, nos (per)cursos de vida e do ofício das mulheres, elementos significativos de análise de como as práticas pedagógicas, escolarizadas ou não, de mulheres engajadas na Educação Pública expressam a EDH, em suas dimensões e princípios. Sob a perspectiva da complexidade e das ecologias das práticas pedagógicas, no referencial teórico foram abordadas as contribuições dos seguintes autores: Candau (1995, 2008, 2012, 2013), Carbonari (2011, 2015), Dallari (2004), Freire (1987, 1989, 1996,) Marinho (2012), Monteiro (2013), Sacavino (2008), Yúdice (2012) e Viola (2010, 2013). Os percursos biográficos, de assenhoramento e reivindicatórios da democracia nas práticas pedagógicas permitiram constatar que as dimensões de formação dos sujeitos de direitos, de favorecimento ao processo de empoderamento e de mudança e transformação social encontram-se em exercício, embora não nomeadas, de pronto, como Educação em Direitos Humanos. Dos achados, pode-se afirmar que a ecologia das práticas pedagógicas anuncia uma difusão de saberes e formas de pensar a educação e o humano como marcos significativos para o fomento de uma pedagogia fortalecedora em EDH.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis aims to analyze how the pedagogical practices of women actively engaged in Public Education reflect experiences in Education in Human Rights (hereafter referred to as EHR) in the city of Salvador. To conduct this analysis, it was necessary to establish theoretical foundations through the curation of scientific works on Education in Human Rights; explore the life and professional (per)courses of women involved in Public Education in Salvador; and identify their authored and authorized pedagogical practices, as well as their connections to EHR principles and dimensions. Methodologically, this research adopts a qualitative approach, employing narrative interviews as its primary method. These narratives were supported by summaries produced by the women and by the analysis of their described pedagogical practices. The analysis enabled the identification of significant elements within the life and professional (per)courses of these women, revealing how their pedagogical practices — whether formal or informal — embody EHR principles and dimensions. Anchored in the theoretical perspective of complexity and ecologies of pedagogical practices, the theoretical framework draws upon contributions from the following scholars: Candau (1995, 2008, 2012, 2013), Carbonari (2011, 2015), Dallari (2004), Freire (1987, 1989, 1996), Marinho (2012), Monteiro (2013), Sacavino (2008), Yúdice (2012), and Viola (2010, 2013). The biographical trajectories, characterized by empowerment and democratic advocacy through pedagogical practices, revealed that the dimensions of fostering individuals as rights-bearing subjects, supporting empowerment processes, and promoting social change and transformation are actively present — although not explicitly labeled as Education in Human Rights. The findings suggest that the ecology of pedagogical practices highlights the dissemination of knowledge and ways of rethinking education and humanity as pivotal elements for fostering a strengthened pedagogy in EHR.;
metadataTrad.dc.subject Práticas pedagógicas; Educação em direitos humanos; Ecologias; Mulheres engajadas; Educação básica; Educação pública; Pedagogical practices; Education in human rights; Ecologies; engaged women; Basic education; Public education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-10-31;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13525;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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