Autor |
Alves, Suiane Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4708675589119486; |
Orientador |
Abba, Maria Julieta; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2495306840732131; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Internacionalização do Currículo: uma análise do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará; |
Resumo |
A presente pesquisa teve por finalidade compreender e problematizar a Internacionalização do Currículo no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A questão que orientou esta pesquisa pode assim ser expressa: de que forma se desenvolve a Internacionalização do Currículo no Curso de Licenciatura em Química da UECE? Assim, em relação ao método de pesquisa, trata-se de um estudo comparado, atuando como um conjunto de ações orientada pelo fundamento teórico da área da comparação a partir de autores como Domínguez e Alemán (2008), UNESCO (2012), Silva (2016), Schriewer (2018), Peixoto, Silva e Salotti (2021), utilizando as categorias de análise: (1) Internacionalização do Currículo; (2) Interculturalidade; (3) Cidadania Global, caracterizando-se pela abordagem quanti-qualitativa. Em relação às técnicas de pesquisa, utilizaram-se entrevistas com gestores e professores do Curso de Licenciatura em Química da universidade e questionários com estudantes do 9º semestre do referido curso. Também foi realizada a caracterização do espaço físico do campo empírico, bem como a análise documental da ementa de 2007, atualizada em 2014, e do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso supracitado. A pesquisa chegou à conclusão de que a universidade tem buscado promover a
internacionalização e, nesse processo, o ECint desempenha papel determinante na expansão e no gerenciamento da internacionalização da universidade, alinhada ao
processo de interiorização. Em relação à Internacionalização do Currículo do Curso de Licenciatura em Química, evidenciou-se que os professores desenvolvem ações em internacionalização na perspectiva da Internacionalização em Casa e Transfronteiriça, a partir do desenvolvimento de pesquisas e projetos e, nesse contexto, observou-se uma maior necessidade de se trabalhar a internacionalização em sala de aula. Por fim, em relação à análise documental da ementa das disciplinas e do PPP, constatou-se a necessidade da inclusão de ações e de disciplinas que contemplem a internacionalização em todos os seus aspectos, o que a princípio parece estar contemplado na nova ementa que entrou em vigor em 2024.; |
Abstract |
The purpose of this research was to understand and problematize the Internationalization of the Curriculum in the Chemistry Degree Course at Universidade Estadual do Ceará (UECE). The question that guided this research can be expressed as follows: how is the Internationalization of the Curriculum developed in the Chemistry Degree Course at the UECE? Thus, in relation to the research method, it is a comparative study, acting as a set of actions guided by the theoretical foundation of the area of comparison from authors such as Domínguez and Alemán (2008), UNESCO (2012), Silva (2016), Schriewer (2018), Peixoto, Silva and Salotti (2021), using the analysis categories: (1) Internationalization of the Curriculum; (2) Interculturality; (3) Global Citizenship, characterized by the quantitative-qualitative approach. Regarding research techniques, interviews were used with managers and professors of the University's Chemistry Degree Course and questionnaires with students from the 9th semester of that course. A characterization of the physical space of the empirical field was also carried out, as well as a documentary analysis of the 2007 syllabus, updated in 2014, and the Pedagogical Political Project (PPP) of the aforementioned course. The research came to the conclusion that the university has sought to promote internationalization and, in this process, ECint plays a
determining role in the expansion and management of the university's internationalization in line with the internalization process. In relation to the Internationalization of the Curriculum of the Chemistry Degree Course, it was evident that teachers develop internationalization actions from the perspective of Internationalization at Home and Cross-border through the development of research and projects and, in this context, there was a greater need of working on internationalization in the classroom. Finally, in relation to the documentary analysis of the syllabus of the disciplines and the PPP, it was noted the need to include actions and disciplines that cover internationalization in all its aspects, which at first seems to be included in the new syllabus that came into effect effective in 2024.; |
Palavras-chave |
Internacionalização da Educação Superior; Internacionalização do currículo; Universidade Estadual do Ceará; Curso de Licenciatura em Química; Internationalization of Higher Education; Internationalization of the Curriculum; Degree Course in Chemistry; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-12-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13524; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |