Abstract:
Esta pesquisa aborda a intersecção entre a perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no Paradigma da Educação OnLIFE, contextualizando a pesquisa no âmbito da educação básica. A pesquisa se insere no projeto de Transformação Digital na Educação, buscando compreender como a cidadania digital desafia a perspectiva inaciana da cidadania global. O objetivo geral é ampliar a perspectiva inaciana de cidadania global a partir da cidadania digital, promovendo a
formação em contextos ecologicamente conectados. Os objetivos específicos incluem
investigar os conceitos de cidadania global e digital, identificar elementos fundamentais
para a estruturação de uma perspectiva inaciana e analisar a Simulação Interna das
Nações Unidas (SINU) como um dispositivo educativo. A pesquisa utiliza o método
cartográfico de pesquisa-intervenção, que busca compreender e transformar realidades
sociais complexas. A dissertação é estruturada em cinco capítulos, passando pelos
diferentes territórios que emergem e se constituem à medida que a pesquisa vai sendo
desenvolvida. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) é o primeiro território habitado
nesse percurso e nele se mapeia a produção bibliográfica sobre cidadania global e digital.
O segundo território envolve a cartografia dos intercessores teóricos que fundamentam a
pesquisa, estabelecendo um diálogo entre a perspectiva inaciana da cidadania global, a
cidadania digital e o Paradigma da Educação OnLIFE. Além de discutir a importância de
uma abordagem educativa que reconheça a interconexão entre humanos e não-humanos, promovendo uma educação mais inclusiva e conectiva. Como síntese desse percurso são apresentados a análise e os resultados da pesquisa, que revelam a interconexão entre a perspectiva inaciana da cidadania global e a cidadania digital, argumentando que a cidadania digital pode enriquecer a perspectiva inaciana, propondo uma reconfiguração das relações sociais e políticas. Por fim, a dissertação conclui que a cidadania digital, ao desafiar concepções tradicionais, oferece uma visão mais inclusiva e interativa, destacando a importância de integrar as novas dinâmicas de participação e governança no currículo educacional, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios contemporâneos.