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Historicidade da tríade PAIC, SPAECE E SAEF: efeitos da retroalimentação das avaliações em Fortaleza/CE

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Autor Lopes, Afonso Filho Nunes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5767046446086522;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Historicidade da tríade PAIC, SPAECE E SAEF: efeitos da retroalimentação das avaliações em Fortaleza/CE;
Resumo O tema desta tese é a historicidade da retroalimentação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), em sua vertente SPAECE-Alfa; do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no eixo estruturante da Avaliação Externa; e do Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF). O objetivo foi investigar como os sub(sistemas) de avaliação e monitoramento, ou seja, como os modelos de gestão incidem na construção dos processos educacionais e avaliativos da rede pública municipal de Fortaleza, no período de 2007 a 2023. Para isso, a metodologia adotada foi balizada pelo enfoque documental, debruçando-se sobre a análise de manchetes de jornais, excertos de boletins e relatórios produzidos pelo SAEF, o que constituiu o corpus empírico. Considerando-se os documentos como monumentos (Le Goff, 1996), foi possível argumentar sobre a forma como se constituiu a rede de ensino de Fortaleza e como as duas grandes reestruturações administrativas foi apresentada pelas mídias sociais, o que me permitiu entrelaçar e discutir os (sub)sistemas de avaliação e monitoramento que atuam nas escolas públicas municipais de Fortaleza à luz da racionalidade neoliberal (Dardot; Laval, 2016) e do empresariamento da educação (Laval, 2019), em cujo contexto os “delírios avaliatórios” (Veiga-Neto, 2000), por meio dos sistemas de avaliação externa em larga escala, alavancam os discursos reformistas na educação. Defendo a tese de que os (sub)sistemas de avaliação e monitoramento, inseridos no contexto da rede pública municipal de educação de Fortaleza, são fundamentais para a cidade e exercem valor na concepção de qualidade da educação, defendidos por essas iniciativas. No entanto, os efeitos de sua aplicação, especialmente quando são consideradas o principal indutor do processo avaliativo educacional, endossam o ideário da racionalidade neoliberal. Portanto, a tese explora a relação entre os (sub)sistemas de avaliação e monitoramento, a performatividade, a qualidade da educação e a responsabilização dos gestores escolares no contexto da educação pública municipal de Fortaleza.;
Abstract The subject of this thesis is the historicity of feedback from the Ceará Permanent System for Evaluation of Basic Education (SPAECE) in its SPAECE-Alfa strand; the Literacy at the Right Age Program (PAIC) , in the structuring axis of the External Evaluation and the Elementary Education Evaluation System (SAEF). The objective was to investigate how the systems/ subsystems evaluation and/ or monitoring/ monitoring, or rather, how management models affect the construction of educational and evaluation processes of the municipal public network of Fortaleza, in the period from 2007 to 2023. For this, the methodology adopted was based on a documentary approach - focusing on the analysis of newspaper headlines, excerpts from newsletters and reports produced by SAEF, which constituted the empirical corpus. I considered the documents as monuments (Le Goff, 1996). This made it possible to argue about the way in which the constitution of the school network of Fortaleza and how the two major administrative restructurings were organized and presented by social media that allowed me to interlace and discuss about the systems/ subsystems that act in the public schools of Fortaleza in the light of neoliberal rationality (Dardot; Laval, 2016) and the management of education (Laval 2019), where evaluative delusions (Veiga-Neto, 2000), through large-scale external evaluation systems, leverage the reformist discourses in education. I defend the thesis that the (sub)systems of evaluation and/or monitoring/ follow-up, inserted in the context of the municipal public education network of Fortaleza, are fundamental to the city and exert value to the conception of quality of education, defended by these initiatives. However, the effects of its application, especially when they are considered the main inducer of the educational evaluation process, endorse the ideology of neoliberal rationality. Therefore, the thesis argues and explores the relationship between evaluation and monitoring systems, performativity, quality of education and accountability of school managers in the context of municipal public education in Fortaleza.;
Palavras-chave Avaliação externa; PAIC; SPAECE-Alfa; SAEF; (Sub)sistemas; External evaluation; Subsystem;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-12-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13521;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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