Autor |
Sestari, Edson; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1195823146183680; |
Orientador |
Bartolomé Ruiz, Castor Mari Martín; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3700477816262221; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Interpelação ética da alteridade na constituição da subjetividade: um diálogo entre Emanuel Levinas e Davi Kopenawa; |
Resumo |
A tese intitulada Interpelação Ética da Alteridade na Constituição da Subjetividade: Um Diálogo entre Emanuel Levinas e Davi Kopenawa explora a complexa interseção entre a ética da alteridade proposta por Emmanuel Levinas e a cosmovisão Yanomami, articulada por Davi Kopenawa. A pesquisa parte de uma crítica à ontologia heideggeriana e ao paradigma individualista que caracteriza a cultura ocidental, buscando em Levinas uma alternativa que coloca a relação com o outro no centro da constituição da subjetividade. O
estudo propõe que a ética levinasiana, com seu foco na responsabilidade incondicional pelo outro, oferece uma resposta potente à crise de fragmentação e isolamento gerada pelo hiperindividualismo ocidental. Levinas desafia a primazia da ontologia, propondo uma ética onde o outro não é apenas um ser entre outros, mas um chamado Infinito que exige uma resposta ética que transcende a lógica da totalidade. Por outro lado, a cosmovisão Yanomami, apresentada por Kopenawa, critica profundamente a cultura ocidental, apontando para as consequências devastadoras de sua busca incessante por
lucro e progresso material, tanto para os povos indígenas quanto para o equilíbrio ecológico do planeta. Kopenawa oferece uma perspectiva enraizada na interdependência e harmonia com a natureza, propondo uma forma de existência que valoriza a relação comunitária e o respeito pela alteridade. A tese articula um diálogo profundo entre essas duas perspectivas, indagando como as ideias de Levinas e Kopenawa podem se complementar para fornecer uma compreensão mais rica e multifacetada da subjetividade. Ao examinar as convergências entre a ética levinasiana e a cosmologia Yanomami, o estudo busca não apenas iluminar as limitações do pensamento ocidental, mas também, sugerir novas direções para a ética contemporânea. A pesquisa destaca a importância da alteridade como fundamento da subjetividade e sugere que a integração das perspectivas de Levinas e Kopenawa pode oferecer um caminho para superar as crises de alienação e desconexão quepermeiam a modernidade. Com isso, a tese contribui para o debate filosófico sobre a ética e a subjetividade, propondo uma reconfiguração paradigmática que valoriza a alteridade e a responsabilidade como elementos centrais para a construção de um futuro mais justo e harmonioso.; |
Abstract |
The thesis, titled The Ethical Interpellation of Alterity in the Constitution of Subjectivity: A Dialogue between Emmanuel Levinas and Davi Kopenawa, explores the complex intersection between the ethics of alterity as proposed by Emmanuel Levinas and the Yanomami worldview, articulated by Davi Kopenawa. The research begins by critically engaging with Heideggerian ontology and the individualistic paradigm that characterizes Western culture, seeking in Levinas an alternative that centers the relationship with the Other in the constitution of subjectivity. The study proposes that Levinasian ethics, with
its focus on unconditional responsibility for the Other, offers a powerful response to the crisis of fragmentation and isolation generated by Western hyperindividualism. Levinas challenges the primacy of ontology, proposing an ethics in which the Other is not merely one being among others, but rather an infinite call that demands an ethical response transcending the logic of totality. In contrast, the Yanomami worldview presented by Kopenawa deeply critiques Western culture, pointing to the devastating consequences of its relentless pursuit of profit and material progress for both indigenous peoples and the
planet’s ecological balance. Kopenawa offers a perspective deeply rooted in interdependence and harmonious coexistence with nature, advocating for a way of life that values communal relationships and respect for alterity. The thesis engages in a profound dialogue between these two perspectives, questioning how Levinas’ and Kopenawa’s ideas may complement each other to provide a richer and more multifaceted understanding of subjectivity. By examining the convergences between Levinasian ethics and Yanomami cosmology, the study not only illuminates the limitations of Western thought but also suggests new directions for contemporary ethics. The research underscores the importance of alterity as the foundation of subjectivity and suggests that the integration of Levinas’ and Kopenawa’s perspectives may offer a pathway to overcoming the crises of alienation and disconnection that pervade modernity. Thus, the thesis contributes to the philosophical discourse on ethics and subjectivity, proposing a
paradigmatic reconfiguration that foregrounds alterity and responsibility as central elements for the construction of a more just and harmonious future.; |
Palavras-chave |
Filosofia; Ética levinasiana; Cosmologia Yanomami; Alteridade; Subjetividade; Philosophy; Levinasian ethics; Yanomami cosmology; Alterity; Subjectivity; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-09-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13454; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |