Resumen:
A tese intitulada Interpelação Ética da Alteridade na Constituição da Subjetividade: Um Diálogo entre Emanuel Levinas e Davi Kopenawa explora a complexa interseção entre a ética da alteridade proposta por Emmanuel Levinas e a cosmovisão Yanomami, articulada por Davi Kopenawa. A pesquisa parte de uma crítica à ontologia heideggeriana e ao paradigma individualista que caracteriza a cultura ocidental, buscando em Levinas uma alternativa que coloca a relação com o outro no centro da constituição da subjetividade. O
estudo propõe que a ética levinasiana, com seu foco na responsabilidade incondicional pelo outro, oferece uma resposta potente à crise de fragmentação e isolamento gerada pelo hiperindividualismo ocidental. Levinas desafia a primazia da ontologia, propondo uma ética onde o outro não é apenas um ser entre outros, mas um chamado Infinito que exige uma resposta ética que transcende a lógica da totalidade. Por outro lado, a cosmovisão Yanomami, apresentada por Kopenawa, critica profundamente a cultura ocidental, apontando para as consequências devastadoras de sua busca incessante por
lucro e progresso material, tanto para os povos indígenas quanto para o equilíbrio ecológico do planeta. Kopenawa oferece uma perspectiva enraizada na interdependência e harmonia com a natureza, propondo uma forma de existência que valoriza a relação comunitária e o respeito pela alteridade. A tese articula um diálogo profundo entre essas duas perspectivas, indagando como as ideias de Levinas e Kopenawa podem se complementar para fornecer uma compreensão mais rica e multifacetada da subjetividade. Ao examinar as convergências entre a ética levinasiana e a cosmologia Yanomami, o estudo busca não apenas iluminar as limitações do pensamento ocidental, mas também, sugerir novas direções para a ética contemporânea. A pesquisa destaca a importância da alteridade como fundamento da subjetividade e sugere que a integração das perspectivas de Levinas e Kopenawa pode oferecer um caminho para superar as crises de alienação e desconexão quepermeiam a modernidade. Com isso, a tese contribui para o debate filosófico sobre a ética e a subjetividade, propondo uma reconfiguração paradigmática que valoriza a alteridade e a responsabilidade como elementos centrais para a construção de um futuro mais justo e harmonioso.