Autor |
Macêdo, Tatiane Batista Domingues; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6802995355460734; |
Orientador |
Veronese, Marília Veríssimo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9561090934034324; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Autolesão não suicida em adolescentes: estudo de caso de um Centro de Ensino Fundamental em Brasília-DF; |
Resumo |
A presente pesquisa investigou o significado atribuído, pelas adolescentes, à prática da autolesão não suicida e buscou fundamentação nas ciências sociais. Os objetivos específicos da pesquisa foram: a) compreender o fenômeno da autolesão não suicida
entre adolescentes a partir do entendimento que estes dão a esse fenômeno social;
b) investigar as motivações subjetivas para a prática da Autolesão Não Suicida (ALNS)
entre os alunos do Centro de Ensino Fundamental de Brasília; c) avaliar indicadores
de risco e de proteção para a incidência do fenômeno da autolesão. Foi utilizada a
abordagem qualitativa com aplicação da técnica de grupo focal. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Fundamental em Brasília e participaram da pesquisa: 4 adolescentes, uma orientadora educacional e uma psicóloga escolar. Teve como fundamentação teórica a obra “A Era do vazio”, de Lipovetsky; os conceitos de Conteúdo e Forma na socialização de Simmel; o Sujeito do cansaço, descrito por Chul Han e a geração ansiosa, de Haidt. O trabalho evidenciou o sentimento de alívio como o principal significado atribuído à prática da autolesão não suicida. Foram cinco categorias de análise dos resultados: 1) Meu corpo: Autopercepção; 2) Meu corpo: Imperativos Sociais; 3) Meu corpo e a sociabilidade; 4) Meu corpo autolesionado e 5) Significados da autolesão para profissionais da educação.; |
Abstract |
This research investigated the meaning attributed by adolescent girls to the practice of
non-suicidal self-injury and sought its basis in the social sciences. The objectives of the research were: a) to understand the phenomenon of non-suicidal self-injury among
adolescents based on their understanding of this social phenomenon; b) investigate the subjective motivations for practicing Non-Suicidal Self-Injury (ALNS) among students at the Elementary Education Center in Brasília; c) evaluate risk and protection indicators for the incidence of the phenomenon of self-harm. A qualitative approach was used with the application of the focus group technique. The research was carried out in an Elementary Education Center in Brasília and the following participated in the research: 4 teenagers, an educational counselor and a school psychologist. Its theoretical foundation was the work “The Era of Emptiness”, by Lipovetsky; the concepts of Content and Form in Simmel's socialization; the Subject of tiredness, described by Chul Han and the anxious generation, by Haidt. The work highlighted the feeling of relief as the main meaning attributed to the practice of non-suicidal self-injury. There were five categories for analyzing the results: 1) My body: Self-perception; 2) My body: Social Imperatives; 3) My body and sociability; 4) My self-harmed body and 5) Meanings of self-harm for education professionals.; |
Palavras-chave |
Adolescência; Autolesão não suicida (ALNS); Ciências Sociais; Adolescence; Non-suicidal self-injury; Social Sciences; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-09-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13416; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |