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Autolesão não suicida em adolescentes: estudo de caso de um Centro de Ensino Fundamental em Brasília-DF

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Autor Macêdo, Tatiane Batista Domingues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6802995355460734;
Orientador Veronese, Marília Veríssimo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Autolesão não suicida em adolescentes: estudo de caso de um Centro de Ensino Fundamental em Brasília-DF;
Resumo A presente pesquisa investigou o significado atribuído, pelas adolescentes, à prática da autolesão não suicida e buscou fundamentação nas ciências sociais. Os objetivos específicos da pesquisa foram: a) compreender o fenômeno da autolesão não suicida entre adolescentes a partir do entendimento que estes dão a esse fenômeno social; b) investigar as motivações subjetivas para a prática da Autolesão Não Suicida (ALNS) entre os alunos do Centro de Ensino Fundamental de Brasília; c) avaliar indicadores de risco e de proteção para a incidência do fenômeno da autolesão. Foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da técnica de grupo focal. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Fundamental em Brasília e participaram da pesquisa: 4 adolescentes, uma orientadora educacional e uma psicóloga escolar. Teve como fundamentação teórica a obra “A Era do vazio”, de Lipovetsky; os conceitos de Conteúdo e Forma na socialização de Simmel; o Sujeito do cansaço, descrito por Chul Han e a geração ansiosa, de Haidt. O trabalho evidenciou o sentimento de alívio como o principal significado atribuído à prática da autolesão não suicida. Foram cinco categorias de análise dos resultados: 1) Meu corpo: Autopercepção; 2) Meu corpo: Imperativos Sociais; 3) Meu corpo e a sociabilidade; 4) Meu corpo autolesionado e 5) Significados da autolesão para profissionais da educação.;
Abstract This research investigated the meaning attributed by adolescent girls to the practice of non-suicidal self-injury and sought its basis in the social sciences. The objectives of the research were: a) to understand the phenomenon of non-suicidal self-injury among adolescents based on their understanding of this social phenomenon; b) investigate the subjective motivations for practicing Non-Suicidal Self-Injury (ALNS) among students at the Elementary Education Center in Brasília; c) evaluate risk and protection indicators for the incidence of the phenomenon of self-harm. A qualitative approach was used with the application of the focus group technique. The research was carried out in an Elementary Education Center in Brasília and the following participated in the research: 4 teenagers, an educational counselor and a school psychologist. Its theoretical foundation was the work “The Era of Emptiness”, by Lipovetsky; the concepts of Content and Form in Simmel's socialization; the Subject of tiredness, described by Chul Han and the anxious generation, by Haidt. The work highlighted the feeling of relief as the main meaning attributed to the practice of non-suicidal self-injury. There were five categories for analyzing the results: 1) My body: Self-perception; 2) My body: Social Imperatives; 3) My body and sociability; 4) My self-harmed body and 5) Meanings of self-harm for education professionals.;
Palavras-chave Adolescência; Autolesão não suicida (ALNS); Ciências Sociais; Adolescence; Non-suicidal self-injury; Social Sciences;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13416;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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