Autor |
Calderon Arrueta, Lorena de Sousa Ribeiro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4448893968584637; |
Orientador |
Veronese, Marília Veríssimo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9561090934034324; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação “em” e “para” empreendedorismo social e solidário: uma análise em IES privadas dos desafios político-pedagógicos; |
Resumo |
Esta tese analisa os limites e as possibilidades da implementação do empreendedorismo social e solidário na educação superior brasileira, especialmente nas IES privadas, nos cursos de Administração e Tecnólogos. O foco está na inclusão desse tema nos currículos acadêmicos, visando atender às demandas sociais e contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável. O empreendedorismo social e solidário é apresentado como uma ferramenta essencial para enfrentar problemas como desigualdade e exclusão social. Objetivou-se entender as definições e abordagens teóricas para fortalecer a educação e a prática do empreendedorismo social e solidário. Compreender as concepções e motivações da comunidade acadêmica sobre educação e formação como cruciais para captar expectativas que orientam o ensino. Buscamos caracterizar e analisar métodos de estímulo à educação para o empreendedorismo social e solidário no ensino superior, permitindo identificar estratégias pedagógicas mais eficazes. Destaca-se também o desafio de descrever os obstáculos político-pedagógicos para a implantação de um currículo específico, considerando as particularidades do ambiente acadêmico. A produção de subsídios para a educação nesse campo avançaria na consolidação do tema nos cursos de negócios do Distrito Federal. A pesquisa fundamenta-se em um modelo teórico-analítico sustentado por autores como França Filho, Gaiger, Hespanha, Laville, Polanyi e Mauss. O conceito de empreendedorismo com causa e a interseção entre social e solidário exploram as convergências e especificidades desses enfoques. As abordagens sobre economia solidária, junto aos princípios de Polanyi e Mauss, oferecem uma visão teórica sobre práticas econômicas baseadas na reciprocidade e mutualidade. A sociologia das ausências e emergências, de Santos, revela alternativas inclusivas no empreendedorismo, destacando práticas silenciadas pelo modelo econômico dominante. As teorias de Bourdieu ajudam a compreender as dinâmicas de poder e capital social que moldam o setor. A educação empreendedora plural expande a formação além do individualismo do mercado, enquanto a racionalidade neoliberal é analisada quanto às suas influências na educação e no empreendedorismo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo aplicado um questionário a 286 estudantes de Administração e áreas afins, cujos dados foram tratados, tabulados e convertidos em gráficos e tabelas. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas em 24 sujeitos do cenário acadêmico, além de 11 representantes do Conselho Federal e Regional de Administração, cujas falas foram transcritas e analisadas qualitativamente. Foi também realizada uma análise documental das Novas DCNs do Curso de Graduação em Administração, as quais foram interpretadas por meio da análise de discurso. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica concorda que o empreendedorismo social e solidário é uma via para um modelo mais igualitário de economia e sociedade. A maioria acredita que a educação sobre conceitos acerca do empreendedorismo é fundamental para uma formação humanizada e deve ser inserida nos currículos acadêmicos. Projetos e iniciativas gerados pelos estudantes têm potencial para reduzir desigualdades e promover práticas empresariais éticas, embora sua implementação enfrente desafios significativos e haja muito trabalho pela frente, para efetivá-la.; |
Abstract |
This thesis analyses the limits and possibilities of implementing social and solidarity
entrepreneurship in Brazilian higher education, especially in private Higher Education
Institutions, specially in Business Administration and Technology courses. The focus is on the inclusion of this theme in academic curricula, with a view to meeting social demands and contributing to the promotion of sustainable development. Social and solidarity
entrepreneurship is presented as an essential tool for tackling problems such as inequality and social exclusion. The aim was to understand the definitions and theoretical approaches to strengthening the education and practice of social and solidarity entrepreneurship. Understanding the academic community's conceptions and motivations about education and training is crucial to capturing expectations that guide teaching. We sought to characterize and analyze methods of encouraging education for social and solidarity entrepreneurship in higher education, allowing us to identify more effective pedagogical strategies. Also noteworthy is the challenge of describing the political-pedagogical obstacles to implementing a specific curriculum, considering the particularities of the academic environment. The production of subsidies for education in this field would advance the consolidation of the subject in business courses in the Federal District. The research is based on a theoretical-analytical model supported by authors such as França Filho, Gaiger, Hespanha, Laville, Polanyi and Mauss. The concept of entrepreneurship with a cause and the intersection between social and solidarity
explore the convergences and specificities of these approaches. The approaches to the solidarity economy, together with the principles of Polanyi and Mauss, offer a theoretical vision of economic practices based on reciprocity and mutuality. Santos' sociology of absences and emergences reveals inclusive alternatives in entrepreneurship, highlighting practices silenced by the dominant economic model. Bourdieu's theories help to understand the dynamics of power and social capital that shape the sector. Plural entrepreneurial education expands training beyond market individualism, while neoliberal rationality is analyzed in terms of its influences on education and entrepreneurship. A qualitative approach was used, and a questionnaire was administered to 286 students in Business Administration and related areas, whose data was processed, tabulated and converted into graphs and tables. Semi-structured interviews were conducted with 24 subjects from the academic world, as well as 11 representatives of the Federal and Regional Administration Councils, whose statements were transcribed and analysed qualitatively. A documentary analysis of the New DCNs for the Undergraduate Degree in Administration was also carried out and interpreted using discourse analysis. The results indicate that the academic community agrees that social and solidarity a path towards a
more egalitarian model of economy and society. The majority believe that education on
entrepreneurship concepts is fundamental for a humanized education and should be included in academic curricula. Projects and initiatives generated by students have the potential to reduce inequalities and promote ethical business practices, although their implementation faces significant challenges and there is a lot of work ahead to make it happen.; |
Palavras-chave |
Empreendedorismo social e solidário; Educação empreendedora plural; Economia solidária; Impacto social; Social and solidarity entrepreneurship; Plural entrepreneurial education; Solidarity economy; Social impact; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-10-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13415; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |