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Os fundamentos, as narrativas e as observações sobre o novo ensino médio: um estado do conhecimento sobre o tema (2018- 2023)

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Autor Crestani, Regina Anzolch;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1970467722838101;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os fundamentos, as narrativas e as observações sobre o novo ensino médio: um estado do conhecimento sobre o tema (2018- 2023);
Resumo Esta dissertação analisou os recentes desenvolvimentos do novo ensino médio, culminando na reestruturação dessa etapa educacional, conforme a Lei nº 14.945/2024. O estudo objetivou compreender as apropriações e as análises feitas acerca da proposta do Novo Ensino Médio a partir do levantamento das produções acadêmicas no período compreendido entre 2018 e 2023, por meio da configuração de um estado do conhecimento das dissertações, das teses e dos artigos publicados no período, traçando uma visão geral sobre o tema. Como apoio metodológico, foram utilizados softwares de busca e sistematização dos materiais coletados. O estudo abordou o papel da escola e seus atores, a formação do currículo, construções e bases legais a partir de uma perspectiva histórica. Ao longo dessa análise, destacaram-se críticas e questionamentos de pesquisadores da área de Educação, que apontam as instabilidades do sistema educacional e os percalços na sua implementação. A maior parte desses posicionamentos pontua uma política marcada pela ausência de participação repercutindo no atraso, na descontinuidade, no esvaziamento e na falta de diálogo com proposições desiguais e com descaso para com a nossa juventude. A pesquisa culminou em um banco de dados técnico-científico, que emergiu como ferramenta essencial para consolidar e sistematizar o conhecimento acumulado, facilitando o acesso e o diálogo entre pesquisadores, educadores e gestores. Desse modo, forneceu subsídios para a construção de estratégias e soluções educacionais que promovam práticas mais viáveis e eficazes, com uma abordagem contínua e multifacetada, contribuindo para uma reflexão fundamentada sobre os rumos da educação básica no Brasil e promovendo um ensino médio mais justo em termos de acesso, oportunidades, permanência e qualidade. Como proposta de intervenção, apresentaram-se dois bancos de dados técnico-científicos: documentos legais e resgate bibliográfico documental a partir de teses, dissertações e produções, a fim de facilitar buscas a partir do interesse daqueles que acessem, otimizando o tempo e permitindo que as informações estivessem acessíveis, a fim de colaborar, desta forma, para outras pesquisas e para ações de formação de professores.;
Abstract This dissertation analyzes the recent developments of the New High School, culminating in the restructuring of this educational stage according to Law No. 14,945/2024. The study aims to understand the appropriations and analyses made about the New High School proposal based on the survey of academic productions in the period between 2018 and 2023, through the configuration of a state of knowledge of the dissertations, theses and articles published in the period, outlining a general view of the topic. As methodological support, search and systematization software for the collected materials was used. The study addresses the role of the school and its actors, the formation of the curriculum, constructions and legal bases from a historical perspective. Throughout this analysis, criticisms and questions from researchers in the field of Education are highlighted, who point out the instabilities of the educational system and the setbacks in its implementation. Most of these positions highlight a policy marked by a lack of participation, resulting in delay, discontinuity, emptiness and a lack of dialogue with unequal proposals and disregard for our youth. The research culminates in a technical-scientific database, which emerges as an essential tool for consolidating and systematizing accumulated knowledge, facilitating access and dialogue between researchers, educators and managers. In this way, it provides support for the construction of educational strategies and solutions that promote more viable and effective practices, with a continuous and multifaceted approach, contributing to a well-founded reflection on the direction of basic education in Brazil, promoting a fairer secondary education in terms of access, opportunities, retention and quality. As an intervention proposal, two technical-scientific databases are presented: legal documents and bibliographic documentary rescue from theses, dissertations and productions, in order to facilitate searches based on the interest of those who access them, optimizing time and allowing information to be accessible, thus collaborating with other research and teacher training actions.;
Palavras-chave Ensino Médio; Políticas educacionais; Currículo; Implementação; High school; Educational policies; Curriculum; Implementation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13391;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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