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Governança e gestão de redes educacionais: o impacto da Rede Jesuíta de educação básica do Brasil

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Autor Risaffi, Pedro de Carvalho e Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4758981571924835;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Governança e gestão de redes educacionais: o impacto da Rede Jesuíta de educação básica do Brasil;
Resumo As últimas décadas testemunharam intensas transformações tecnológicas, sociais e econômicas que fizeram emergir novos modelos de relacionamento entre pessoas e instituições, o que tem caracterizado a chamada Sociedade em Rede. Nesse contexto, o surgimento de redes interorganizacionais torna-se um meio de ampliar a ação coletiva das instituições, de forma a responder a um ambiente altamente competitivo e em constante mudança. Seguindo essa tendência e em sintomia com movimentos globais da Companhia de Jesus, foi constituída em 2014 a Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil (RJE), com o intuito de promover um trabalho articulado, a partir de uma mesma identidade e carisma educativo inaciano. Este estudo objetiva analisar qual o impacto das práticas de governança e gestão da Rede Jesuíta de Educação Básica nas unidades educativas, a fim de propor ações para potencializar a sua incidência positiva nessas instituições. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, desenvolvido por meio de análise documental, dados quantitativos de um diagnóstico interno, entrevistas semiestruturadas com profissionais das unidades e observação participante de momentos estratégicos da governança e gestão da RJE. Optou-se pela triangulação de dados como método de análise, a fim de identificar convergências e divergências entre as diferentes fontes. Evidenciou-se uma rede não centralizada, com mecanismos de governança e gestão bem estabelecidos, que tem fortalecido a identidade institucional e preservado bom nível de autonomia das unidades. Entre os desafios, destacam-se a alta rotativa de lideranças, os fluxos administrativofinanceiros e os serviços compartilhados de tecnologia. Por fim, identificam-se oportunidades para potencializar a partilha de boas práticas e as ações em vista da inovação pedagógica. Diante desses resultados, o estudo apresentada recomendações para qualificar a governança e gestão da RJE. Esta pesquisa procurou estabelecer evidências sobre os avanços conquistados nessa primeira década da RJE, demarcando as principais lições apreendidas, de modo a inspirar outras redes e instituições imbuídas de uma mesma aspiração de transformar a sociedade por meio da educação.;
Abstract The last few decades have witnessed massive technological, social and economic transformations that have led to the emergence of new relationship models between people and institutions, which characterize the so-called Network Society. In this context, the development of inter-organizational networks has become a means of expanding the cooperation between institutions in order to respond to a highly competitive and constantly dynamic environment. Following this trend and in line with the global initiatives of the Society of Jesus, the Jesuit Education Network of Brazil (RJE) was established in 2014 to promote articulated work based on Ignatian educational identity and charisma. This study aims to analyse how the RJE's governance and management practices have impacted Jesuit schools and propose actions to improve the Network positive incidence. The methodology used was a case study, which was developed through documental analysis, quantitative data from an internal diagnosis, semi-structured interviews with school staff and participant observation of strategic moments in RJE's governance and management. Triangulation of data was chosen as the method of analysis in order to identify convergences and divergences between these different data sources. The findings revealed a non-centralized network with well-established governance and management mechanisms, which has strengthened the institutional identity and preserved a good level of the school autonomy. Among the challenges are high leadership turnover, administrative and financial flows and shared technology services. Finally, the study demonstrates the need to enhance sharing of good practices and develop actions towards pedagogical innovation. Based on these results, the study makes recommendations for improving the governance and management of the RJE. This research sought to establish evidence of the progress made in the first decade of the Jesuit Education Network, highlighting the main lessons learned, in order to inspire other networks and institutions with the same aspiration to transform society through education.;
Palavras-chave Redes educacionais; Governança de redes; Gestão de redes; Gestão educacional; Educação privada e confessional; Educational networks; Network governance; Network management; Educational management; Private and confessional education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-14;
Agência de fomento Rede Jesuíta de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13390;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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