Resumo:
As últimas décadas testemunharam intensas transformações tecnológicas, sociais e
econômicas que fizeram emergir novos modelos de relacionamento entre pessoas e
instituições, o que tem caracterizado a chamada Sociedade em Rede. Nesse contexto,
o surgimento de redes interorganizacionais torna-se um meio de ampliar a ação coletiva das instituições, de forma a responder a um ambiente altamente competitivo e em constante mudança. Seguindo essa tendência e em sintomia com movimentos globais da Companhia de Jesus, foi constituída em 2014 a Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil (RJE), com o intuito de promover um trabalho articulado, a partir de uma mesma identidade e carisma educativo inaciano. Este estudo objetiva analisar qual o impacto das práticas de governança e gestão da Rede Jesuíta de Educação Básica nas unidades educativas, a fim de propor ações para potencializar a sua incidência positiva nessas instituições. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, desenvolvido por meio de análise documental, dados quantitativos de um diagnóstico interno, entrevistas semiestruturadas com profissionais das unidades e observação participante de momentos estratégicos da governança e gestão da RJE. Optou-se pela triangulação de dados como método de análise, a fim de identificar convergências e divergências entre as diferentes fontes. Evidenciou-se uma rede não centralizada, com mecanismos de governança e gestão bem estabelecidos, que tem fortalecido a identidade institucional e preservado bom nível de autonomia das unidades. Entre os desafios, destacam-se a alta rotativa de lideranças, os fluxos administrativofinanceiros e os serviços compartilhados de tecnologia. Por fim, identificam-se oportunidades para potencializar a partilha de boas práticas e as ações em vista da inovação pedagógica. Diante desses resultados, o estudo apresentada recomendações para qualificar a governança e gestão da RJE. Esta pesquisa procurou estabelecer evidências sobre os avanços conquistados nessa primeira
década da RJE, demarcando as principais lições apreendidas, de modo a inspirar outras redes e instituições imbuídas de uma mesma aspiração de transformar a sociedade por meio da educação.