Autor |
Batista, Paula Motta; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4803459529469756; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A prática do professor discernidor e a responsabilidade do gestor na condução dos processos pedagógicos; |
Resumo |
Esta pesquisa investiga a atuação dos gestores educacionais no Ensino Fundamental I do Colégio Loyola, em relação à formação do professor discernidor, alinhado aos princípios da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O conceito de "professor discernidor," introduzido por Padre Klein, destaca a importância de o educador desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre sua prática pedagógica, baseada nos valores inacianos. Os conceitos de Imbernón, Antônio Nóvoa, Isabel Alarcão e Osowski são utilizados para embasar a compreensão da formação docente e da gestão educacional. Esses autores ajudam a fundamentar a importância de se ter professores investigadores da própria prática em uma escola jesuíta, bem como uma gestão com um processo participativo em uma organização escolar, visando alcançar a aprendizagem e a formação humana dos estudantes. O problema central constitui-se na necessidade de fortalecer as práticas de formação docente, garantindo uma maior integração entre os gestores, os professores e os compromissos educativos da RJE. Os objetivos incluem (i) analisar as ações dos gestores educacionais, (ii) propor intervenções para fortalecer a formação dos professores e (iii) promover uma cultura educacional alinhada aos princípios jesuítas. Os resultados indicam que, embora haja autonomia nas práticas dos professores, há uma lacuna na promoção da reflexão coletiva e no alinhamento das práticas com os valores inacianos. A presente investigação configura-se como qualitativa e exploratória, envolvendo pesquisa bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas. Propõe-se uma intervenção em cinco etapas, liderada pelo Gestor Pedagógico da Unidade, incluindo (i) estudo coletivo de textos, (ii) observação direcionada em sala de aula, (iii) reuniões de avaliação, (iv) elaboração de planos de ação e (v) autoavaliação. Conclui-se que fortalecer a formação do professor discernidor é essencial para promover uma educação de qualidade no contexto do Colégio Loyola, alinhada aos princípios da Rede Jesuíta de Educação.; |
Abstract |
This research investigates the role of educational administrators in the Elementary School I of Colégio Loyola regarding the formation of the discerning teacher, aligned with the principles of the Jesuit Education Network (RJE). The concept of "discerning teacher," introduced by Priest Klein, emphasizes the importance of educators developing a critical and reflective view of their pedagogical practice, based on Ignatian values. The concepts of Imbernón, Antônio Nóvoa, Isabel Alarcão, and Osowski are used to support the understanding of teacher education and educational management. These authors help to substantiate the importance of having teachers who are researchers of their own practice in a Jesuit school, as well as administrators as a participatory process in a school organization, aiming to achieve student learning and human formation. The central problem addresses the need to strengthen teacher education practices, ensuring greater integration between educational administrators, teachers, and the educational commitments of the RJE. Objectives include analyzing the actions of educational administrators, proposing interventions to strengthen teacher education, and promoting an educational culture aligned with Jesuit principles. The results indicate that while there is autonomy in teachers' practices, there is a gap in promoting collective reflection and aligning practices with Ignatian values. The research is qualitative and exploratory, involving literature review, document analysis, questionnaires, and interviews. A five-stage intervention is proposed, led by the Unit Pedagogical administrator, including collective study of texts, targeted classroom observation, evaluation meetings, action plan development, and self-assessment. It is concluded that strengthening the formation of the discerning teacher is essential to promote quality education in the context of Colégio Loyola, aligned with the principles of the Jesuit Education Network.; |
Palavras-chave |
Gestão educacional; Educação jesuíta; Formação de professores; Professor discernidor; Reflexão pedagógica; Educational administrators; Jesuit education; Teacher training; Discerning teacher; Pedagogical reflection; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-05-03; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13389; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |