Resumen:
Esta pesquisa investiga a atuação dos gestores educacionais no Ensino Fundamental I do Colégio Loyola, em relação à formação do professor discernidor, alinhado aos princípios da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O conceito de "professor discernidor," introduzido por Padre Klein, destaca a importância de o educador desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre sua prática pedagógica, baseada nos valores inacianos. Os conceitos de Imbernón, Antônio Nóvoa, Isabel Alarcão e Osowski são utilizados para embasar a compreensão da formação docente e da gestão educacional. Esses autores ajudam a fundamentar a importância de se ter professores investigadores da própria prática em uma escola jesuíta, bem como uma gestão com um processo participativo em uma organização escolar, visando alcançar a aprendizagem e a formação humana dos estudantes. O problema central constitui-se na necessidade de fortalecer as práticas de formação docente, garantindo uma maior integração entre os gestores, os professores e os compromissos educativos da RJE. Os objetivos incluem (i) analisar as ações dos gestores educacionais, (ii) propor intervenções para fortalecer a formação dos professores e (iii) promover uma cultura educacional alinhada aos princípios jesuítas. Os resultados indicam que, embora haja autonomia nas práticas dos professores, há uma lacuna na promoção da reflexão coletiva e no alinhamento das práticas com os valores inacianos. A presente investigação configura-se como qualitativa e exploratória, envolvendo pesquisa bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas. Propõe-se uma intervenção em cinco etapas, liderada pelo Gestor Pedagógico da Unidade, incluindo (i) estudo coletivo de textos, (ii) observação direcionada em sala de aula, (iii) reuniões de avaliação, (iv) elaboração de planos de ação e (v) autoavaliação. Conclui-se que fortalecer a formação do professor discernidor é essencial para promover uma educação de qualidade no contexto do Colégio Loyola, alinhada aos princípios da Rede Jesuíta de Educação.