Autor |
Marques, Ijaiza Maria Benvindo da Paz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2313719134048417; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9462952469104050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Saúde mental docente: desafios no processo de ensino em escolas filantrópicas da rede jesuíta de educação; |
Resumo |
A docência tem se constituído atualmente como uma profissão produtora de adoecimento. Considerando esse aspecto, o presente estudo aborda a temática da saúde mental no contexto da educação, tendo como objetivo analisar os desafios da saúde mental do docente no processo de ensino, com vistas à promoção da saúde e bem-estar do docente que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas filantrópicas da Rede Jesuíta de Educação de Teresina. Os estudantes que estudam nas escolas filantrópicas, em sua maioria, vêm de família de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade que se refere à condição em que eles enfrentam desafios emocionais, sociais, acadêmicos ou de saúde e que podem os tornar mais suscetíveis a dificuldades e necessitar de apoio adicional. O estudo também apresenta a relação entre o trabalho docente e a saúde mental, apontando fatores que podem ser desencadeadores do adoecimento psíquico, bem como estratégias de prevenção, que podem ocorrer, inclusive, por meio da espiritualidade e do olhar sensível da gestão. Bem como a questão da vulnerabilidade social trazida pelas escolas filantrópicas que tem como público alvo, estudantes que podem vivenciar no seu dia a dia situações de fome, violência doméstica, abusos, alcoolismo, maus tratos, etc. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, classificada como exploratória e como metodologia foram utilizados autores de referência que abordam a temática da saúde mental no contexto do trabalho, bem como a filantropia e a vulnerabilidade social. Tais como: Merlo, et. al; Moronte; Tostes; Silva; Paz; Vital e Urz, et. al. Para coleta de dados foi utilizada entrevista semiestrutura, realizada com oito professores, sendo quatro de 3º Ano e quatro de 4º Ano, todos atuando no Ensino Fundamental. A entrevista segue um roteiro de catorze perguntas, sendo cinco objetivas e nove subjetivas. Nas perguntas são abordados os seguintes aspectos: tempo de trabalho na docência, autoavaliação da saúde mental pós pandemia, fatores que afetam o contexto do trabalho, a interferência da saúde mental no processo de ensino dos estudantes, a instituição educacional e a prevenção de problemas com a saúde mental, principais consequências da pandemia na rotina docente, estratégias para o cuidado com a saúde mental, suporte profissional para lidar com problemas relacionados à saúde mental e a influência da vulnerabilidade social de escolas filantrópicas e a saúde mental do docente. Os resultados mostram que todos os entrevistados entendem que muitos fatores podem desencadear o adoecimento mental, porém o contexto da vulnerabilidade do estudante, pode trazer ainda mais problemas à sua saúde mental. Desse modo, ao ver os resultados da pesquisa, entende-se que conhecer os sinais de adoecimento mental vem como um elemento estratégico essencial para prevenção na minimização dos prejuízos emocionais que possam atrapalhar e até mesmo afastar o docente de suas atividades laborais. Assim, a presente pesquisa apresenta como proposta de intervenção um protocolo de apoio interno, junto às lideranças das instituições pesquisadas, com orientações básicas para fortalecer ações de prevenção e promoção da saúde mental, podendo ser estendido a todas as unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação.; |
Abstract |
Teaching has recently become a profession associated with illness production. Considering this aspect, the current study addresses the theme of mental health within the context of education. Its objective is to analyze the challenges of teachers’ mental health during the teaching process, aiming to promote health and well-being among educators working in the early grades of elementary education at philanthropic schools within the Jesuit Education Network of Teresina. The students attending these philanthropic schools, for the most part, come from low-income families living in vulnerable conditions, which refers to situations where they face emotional, social, academic, or health challenges that may make them more susceptible to difficulties and in need of additional support. The study also presents the relationship between teaching work and mental health, identifying factors that can trigger psychological illness, as well as prevention strategies, which can occur through spirituality and sensitive management. It also addresses the issue of social vulnerability brought by philanthropic schools that target students who may experience daily situations of hunger, domestic violence, abuse, alcoholism, mistreatment, etc. The research adopts a qualitative, exploratory approach and the methodology utilized reference authors who discuss the theme of mental health in the work context, as well as philanthropy and social vulnerability, such as Merlo et al., Moronte, Tostes, Silva, Paz, Vital, and Urz et al. Data collection was conducted through semi-structured interviews with eight teachers, four from the 3rd grade and four from the 4th grade, all working in elementary education. The interview followed a script of fourteen questions, five objective and nine subjective. The questions covered the following aspects: length of time in teaching, self-assessment of mental health post-pandemic, factors affecting the work context, the interference of mental health in the teaching process of students, the educational institution and the prevention of mental health issues, main consequences of the pandemic on the teaching routine, strategies for mental health care, professional support to deal with mental health-related issues, and the influence of social vulnerability of philanthropic schools on teachers’ mental health. The results show that all interviewees understand that many factors can trigger mental illness; however, the context of student vulnerability can bring even more problems to their mental health. Thus, seeing the research results, it is understood that recognizing the signs of mental illness is an essential strategic element for prevention in minimizing emotional damage that can hinder and even distance the teacher from their work activities. Therefore, the current research proposes as an intervention a protocol of internal support, alongside the leadership of the researched institutions, with basic guidelines to strengthen actions for the prevention and promotion of mental health, which can be extended to all educational units of the Jesuit Education Network.; |
Palavras-chave |
Saúde mental; Vulnerabilidade; Escolas filantrópicas; Mental health; Vulnerability; Philanthropic schools; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-06-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13386; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |