RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Efeito Escola das Escolas SESI de ensino médio: uma abordagem investigativa e os desdobramentos na formação integral do aluno

Mostrar registro simples

Autor Moraes, Cecy Rota de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9291750632189828;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O Efeito Escola das Escolas SESI de ensino médio: uma abordagem investigativa e os desdobramentos na formação integral do aluno;
Resumo Esta pesquisa aborda os fatores que influenciam na formação cidadã e integral do aluno e no seu desempenho escolar, ao que denominamos “Efeito Escola SESI”. Discorreremos sobre as práticas desenvolvidas, na Escola SESI de Gravataí, campo de aplicação da pesquisa, considerando a uniformidade nos currículos e direcionamentos estratégicos e de aprendizagem das cinco escolas. A temática vem discutindo os aspectos extraclasse e implícitos, que vão além dos conteúdos curriculares, e que são decisivos para a formação integral do aluno enquanto cidadão e enquanto formação regular no Ensino Médio, em alinhamento ao objetivo geral desta pesquisa. Evidenciaremos a percepção dos gestores escolares, professores e estudantes, estabelecendo pilares direcionadores para a condução do estudo e que passam a compor os fatores influenciadores do Efeito Escola SESI. Optamos pela pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas e questionários, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Seres Humanos, parecer nº 6.291.422, analisando os dados coletados com vistas a identificar padrões, temas e conceitos que ajudem a responder às questões de pesquisa, podendo ser sistematizados e potencializados. Os instrumentos de pesquisa se converteram em uma proposta interventiva, com as devidas melhorias identificadas ao longo do processo, a serem aplicados anualmente. A análise de dados permitiu evidenciarmos que a Escola SESI se configura como um modelo inspirador de educação integral, tendo a formação cidadã como um dos seus pilares fundamentais, através de um conjunto de ações bem estruturadas, e implementadas por uma equipe compromissada com a missão, visão e valores das Escolas SESI de Ensino Médio, identificando também, desafios a serem superados.;
Abstract This research addresses the factors that influence the citizen and integral formation of the student and in their school performance, which we call "SESI School Effect". We will discuss the practices developed at the SESI School of Gravataí, field of the research application, considering the uniformity in the curricula and strategic directions and learning of the five schools. The theme has been discussing the extra class and implicit aspects, which go beyond the curricular contents, and that are decisive for the integral formation of the student as a citizen and as a regular training in High School, in alignment with the general objective of this research. We will highlight the perception of school managers, teachers and students, establishing guiding pillars for the conduct of the study and that become the influencing factors of the "SESI School Effect". We opted for qualitative research, using interviews and questionnaires, approved by the “Human Research Ethics Committee”, opinion no 6,291,422, to analyze the data collected in order to identify patterns, themes and concepts that help to answer the research questions, which can be systematized and improved. The research instruments were converted into an intervention proposal, with the necessary improvements identified throughout the process, to be applied annually. The data analysis allowed us to show that the SESI School is an inspiring model of integral education, having citizen training as one of its fundamental pillars, well-structured actions, and implemented by a team committed to the mission, vision and values of SESI High Schools, identifying also, challenges to be overcome.;
Palavras-chave Efeito escola; Formação integral; Formação cidadã; Relacionamentos interpessoais; Preparação para o mundo do trabalho; School effect; Integral training; Citizen training; Interpersonal relationships; Preparation for the world of work;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-12;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13381;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística