Abstract:
Esta pesquisa aborda os fatores que influenciam na formação cidadã e integral do aluno e no seu desempenho escolar, ao que denominamos “Efeito Escola SESI”. Discorreremos sobre as práticas desenvolvidas, na Escola SESI de Gravataí, campo de aplicação da pesquisa, considerando a uniformidade nos currículos e direcionamentos estratégicos e de aprendizagem das cinco escolas. A temática vem discutindo os aspectos extraclasse e implícitos, que vão além dos conteúdos curriculares, e que são decisivos para a formação integral do aluno enquanto cidadão e enquanto formação regular no Ensino Médio, em alinhamento ao objetivo geral desta pesquisa. Evidenciaremos a percepção dos gestores escolares, professores e estudantes, estabelecendo pilares direcionadores para a condução do estudo e que passam a compor os fatores influenciadores do Efeito Escola SESI. Optamos pela pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas e questionários, aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Seres Humanos, parecer nº 6.291.422, analisando os dados coletados com vistas a identificar padrões, temas e conceitos que ajudem a responder às questões de pesquisa, podendo ser sistematizados e potencializados. Os instrumentos de pesquisa se converteram em uma proposta interventiva, com as devidas melhorias identificadas ao longo do processo, a serem aplicados anualmente.
A análise de dados permitiu evidenciarmos que a Escola SESI se configura como um modelo inspirador de educação integral, tendo a formação cidadã como um dos seus pilares fundamentais, através de um conjunto de ações bem estruturadas, e implementadas por uma equipe compromissada com a missão, visão e valores das Escolas SESI de Ensino Médio, identificando também, desafios a serem superados.