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O uso de TDICs na rede municipal de porto alegre: uma análise da práxis do professor articulador de inovação

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Autor Rosa, Aline Brandalize Schwartzhaupt da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2468407481669230;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O uso de TDICs na rede municipal de porto alegre: uma análise da práxis do professor articulador de inovação;
Resumo No século XXI, a sociedade enfrenta mudanças políticas, econômicas e sociais, caracterizadas por uma nova racionalidade que se estabelece. As relações humanas são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais, o que impacta diretamente a educação. Neste contexto, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a práxis desenvolvida pelo Professor Articulador de Inovação para promoção do uso das TDICs nas escolas da RME de Porto Alegre e como ela responde às necessidades pedagógicas da Rede. O público abordado na pesquisa foi composto por gestores escolares, professores e estudantes do Ensino Fundamental e crianças da Educação Infantil da RME/Poa, tendo como sujeitos principais da reflexão os Professores Articuladores de Inovação. As bases metodológicas da investigação incluíram a revisão bibliográfica e documental, além de questionários e entrevistas sistematizados e compreendidos a partir da Análise de Conteúdo. Foram utilizados formulários digitais e gravação de voz para produção de dados. A pesquisa-intervenção que conduziu a pesquisa, redundou em uma proposta formativa orientada à ação dos Professores Articuladores de Inovação. Em relação ao papel do professor articulador no uso das TDICs, percebe-se que os gestores reconhecem a importância do professor articulador como um agente para a implementação das TDICs, considerando-o fundamental para promover a inovação nas práticas educativas, mas destacam a necessidade de suporte institucional e formação contínua para fortalecer a prática docente. Os professores valorizam o papel do articulador como facilitador e motivador da aprendizagem, mas enfrentam a resistência de alguns colegas e a falta de tempo para capacitação e planejamento. Os estudantes, por sua vez, apreciam aulas mais dinâmicas e interativas, que são frequentemente proporcionadas pelo uso das tecnologias. Eles esperam que os professores sejam proficientes nas TDICs e criem experiências de aprendizado relevantes e engajadoras. Em termos gerais, as percepções variam entre os grupos e os dados sugerem que, a criação de um ambiente colaborativo e de apoio pode melhorar a eficácia do professor articulador e facilitar a integração das TDICs no processo de ensino e aprendizagem.;
Abstract In the 21st century, society faces political, economic, and social changes, characterized by a new rationality that is being established. Human relationships are increasingly mediated by digital technologies, which directly impacts education. In this context, this research aimed to analyze the practice developed by the Innovation Coordinator Teacher to promote the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTICs) in schools within the Porto Alegre Municipal Education Network (RME) and how it responds to the pedagogical needs of the Network. The research addressed school managers, teachers, students from Elementary Education, and children from Early Childhood Education within the RME/Poa, with the primary focus being on the Innovation Coordinator Teachers. The methodological bases of the investigation included bibliographic and documentary review, as well as questionnaires and interviews, which were systematized and analyzed through Content Analysis. Digital forms and voice recordings were used to collect data. The action research that guided the study resulted in a formative proposal aimed at the practice of the Innovation Coordinator Teachers. Regarding the role of the coordinator teacher in using DTICs, it was observed that school managers recognize the importance of the coordinator teacher as an agent for implementing DTICs, considering them essential for promoting innovation in educational practices. However, they emphasize the need for institutional support and continuous training to strengthen teaching practices. Teachers value the coordinator's role as a facilitator and motivator of learning, but they face resistance from some colleagues and a lack of time for training and planning. Students, in turn, appreciate more dynamic and interactive lessons, which are often provided through the use of technologies. They expect teachers to be proficient in DTICs and create relevant and engaging learning experiences. In general terms, perceptions vary among the groups, and the data suggest that creating a collaborative and supportive environment can enhance the effectiveness of the coordinator teacher and facilitate the integration of DTICs into the teaching and learning process.;
Palavras-chave Práxis pedagógica; TDICs; Currículo; Cidadania digital; Gestão da Educação Básica; Pedagogical praxis; ICTs; Curriculum; Digital citizenship; Basic Education Management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-10-17;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13379;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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