Resumen:
No século XXI, a sociedade enfrenta mudanças políticas, econômicas e sociais, caracterizadas por uma nova racionalidade que se estabelece. As relações humanas são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais, o que impacta diretamente a educação. Neste contexto, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a práxis desenvolvida pelo Professor Articulador de Inovação para promoção do uso das TDICs nas escolas da RME de Porto Alegre e como ela responde às necessidades pedagógicas da Rede. O público abordado na pesquisa foi composto por gestores escolares, professores e estudantes do Ensino Fundamental e crianças da Educação Infantil da RME/Poa, tendo como sujeitos principais da reflexão os Professores Articuladores de Inovação. As bases metodológicas da investigação incluíram a revisão bibliográfica e documental, além de questionários e entrevistas sistematizados e compreendidos a partir da Análise de Conteúdo. Foram utilizados formulários digitais e gravação de voz para produção de dados. A pesquisa-intervenção que conduziu a pesquisa, redundou em uma proposta formativa orientada à ação dos Professores Articuladores de Inovação. Em relação ao papel do professor articulador no uso das TDICs, percebe-se que os gestores reconhecem a importância do professor articulador como um agente para a implementação das TDICs, considerando-o fundamental para promover a inovação nas práticas educativas, mas destacam a necessidade de suporte institucional e formação contínua para fortalecer a prática docente. Os professores valorizam o papel do articulador como facilitador e motivador da aprendizagem, mas enfrentam a resistência de alguns colegas e a falta de tempo para capacitação e planejamento. Os estudantes, por sua vez, apreciam aulas mais dinâmicas e interativas, que são frequentemente proporcionadas pelo uso das tecnologias. Eles esperam que os professores sejam proficientes nas TDICs e criem experiências de aprendizado relevantes e engajadoras. Em termos gerais, as percepções variam entre os grupos e os dados sugerem que, a criação de um ambiente colaborativo e de apoio pode melhorar a eficácia do professor articulador e facilitar a integração das TDICs no processo de ensino e aprendizagem.