Resumo |
Este trabalho propõe uma análise da transição escolar dos estudantes do 5º para o 6º Ano, com base em dados de duas turmas do Colégio Loyola, interpretados à luz dos princípios da pedagogia inaciana e dos documentos em que ela se baseia. Nessa perspectiva, foram analisadas as intervenções voltadas à transição em questão, bem como os seus efeitos na aprendizagem e na formação integral dos estudantes, com o objetivo de identificar possíveis melhorias e propostas de ação para as dificuldades enfrentadas. Para isso, utilizaram-se principalmente dados secundários de pesquisa aplicada a turmas do 5º e do 6º Ano. Na análise dos dados secundários, destacaram-se as expectativas dos estudantes do 5º Ano com relação à quantidade de professores e de disciplinas, ao aumento da quantidade de atividades de casa e de provas. Quanto ao 6º Ano, foram discutidos os impactos percebidos e enfrentados pelos estudantes com relação à adaptação, à acolhida dos professores, às dificuldades de aprendizagem, à interação entre os colegas e ao processo que se dará na nova série.; |