RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Ações de transição do 5º para o 6º ano no Colégio Loyola: identificando e enfrentando os desafios pedagógicos e de gestão

Mostrar registro simples

Autor Guimarães, Zélia Silva;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Ações de transição do 5º para o 6º ano no Colégio Loyola: identificando e enfrentando os desafios pedagógicos e de gestão;
Resumo Este trabalho propõe uma análise da transição escolar dos estudantes do 5º para o 6º Ano, com base em dados de duas turmas do Colégio Loyola, interpretados à luz dos princípios da pedagogia inaciana e dos documentos em que ela se baseia. Nessa perspectiva, foram analisadas as intervenções voltadas à transição em questão, bem como os seus efeitos na aprendizagem e na formação integral dos estudantes, com o objetivo de identificar possíveis melhorias e propostas de ação para as dificuldades enfrentadas. Para isso, utilizaram-se principalmente dados secundários de pesquisa aplicada a turmas do 5º e do 6º Ano. Na análise dos dados secundários, destacaram-se as expectativas dos estudantes do 5º Ano com relação à quantidade de professores e de disciplinas, ao aumento da quantidade de atividades de casa e de provas. Quanto ao 6º Ano, foram discutidos os impactos percebidos e enfrentados pelos estudantes com relação à adaptação, à acolhida dos professores, às dificuldades de aprendizagem, à interação entre os colegas e ao processo que se dará na nova série.;
Palavras-chave Transição e sequência escolar; Pedagogia Inaciana; Processos pedagógicos e de gestão;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-29;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13319;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística