RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação inclusiva: estratégias metodológicas potenciadoras da aprendizagem de crianças com TDAH na Educação Infantil

Mostrar registro simples

Autor Amaral, Suzi Mara Goularte do;
Orientador Santos, Maria Margareth Rodrigues dos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2590763523532930;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação inclusiva: estratégias metodológicas potenciadoras da aprendizagem de crianças com TDAH na Educação Infantil;
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre estratégias metodológicas potenciadoras da aprendizagem a serem trabalhadas dentro do contexto de Educação Inclusiva, na Educação Infantil, com crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Essas estratégias propõem auxiliar no processo de aprendizagem dessas crianças, bem como promover seu desenvolvimento e possibilitar a igualdade de oportunidades. Para a realização deste trabalho foram utilizados como embasamento teórico, a pesquisa bibliográfica, a legislação, além de autores renomados que abordam o tema. A partir das informações colhidas, tornou-se possível verificar a representatividade e refletir acerca da importância da utilização de metodologias potenciadoras junto aos alunos com TDAH, uma vez que os estudos levantados mostram que, quando aplicadas, as melhorias são significativas, e os resultados positivos. As necessidades dessas crianças precisam ser superadas, e as barreiras quebradas para garantir seus direitos e favorecer sua aprendizagem. Este trabalho tem o intuito de contribuir para que essas estratégias alcancem esse objetivo e amenizem os desafios com os quais esses alunos convivem.;
Abstract This article examines methodological strategies that can be implemented in Inclusive Education settings to enhance the learning of young learners in Early Childhood Education with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). These strategies aim to support the learning process of these children, promote their development, and ensure equal opportunities. The theoretical foundation for this work is drawn from bibliographical research, legislation, and the work of renowned authors on this topic. Based on the information collected, it is clear that the use of enhancing methodologies with students with ADHD is essential, as research has shown that these strategies lead to significant improvements and positive results. The needs of these children must be addressed and barriers must be broken down in order to guarantee their rights and promote their learning. This work aims to contribute to this goal and to help reduce the challenges faced by these students.;
Palavras-chave Educação inclusiva; Aprendizagem; TDAH; Metodologias; Inclusive education; Learning; ADHD; Methodologies;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-30;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13316;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística