RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A necessidade do olhar inaciano na construção de sujeitos em um contexto de rápidas mudanças

Mostrar registro simples

Autor Brito, Suzana Fernanda Ferreira de;
Orientador Gadea Castro, Carlos Alfredo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2303230429484169;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A necessidade do olhar inaciano na construção de sujeitos em um contexto de rápidas mudanças;
Resumo Este artigo explora a interligação entre a formação de indivíduos em um contexto de mudanças rápidas e a relevância de uma educação fundamentada na Pedagogia Inaciana. Utilizando o "Olhar Inaciano," analisamos como a educação pode se transformar em uma jornada de autoconhecimento, compaixão e responsabilidade global, preparando os alunos para enfrentar os desafios atuais e futuros com esperança e ação concreta. Por meio de uma abordagem qualitativa, interpretamos dados relacionados ao ambiente educacional Inaciano, no Colégio Nossa Senhora Medianeira, localizado no munícipio de Curitiba/PR, destacando desafios significativos na convivência escolar, em um período pós-pandêmico, como a falta de empatia, crises de identidade e a ausência de um espírito coletivo. Coletamos informações por meio da observação da rotina escolar e entrevistas com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I. Esses dados nos permitiram discutir conceitos fundamentais, incluindo empatia, formação integral dos alunos, pedagogia inaciana e desenvolvimento socioemocional, avaliando seus impactos na sociedade contemporânea. O artigo também aborda as consequências da pandemia de COVID-19 e os desafios emergentes para a formação socioemocional nas escolas. Para fundamentar os estudos entorno da compreensão da formação do sujeito e a construção da subjetividade humana na era pós-moderna, pesquisou-se os autores Zygmunt Bauman e Jean-François Lyotard. Destacamos ainda, a necessidade de priorizar a formação socioemocional dos alunos, enfatizando a importância da empatia, construção da identidade e coletividade. Também discutimos as transformações nas relações sociais dos alunos, devido à predominância das interações virtuais e das redes sociais, enfatizando a importância de cultivar relacionamentos saudáveis e autênticos. A dimensão socioemocional é vista como uma base sólida da educação, preparando os alunos para participar ativamente da sociedade, promovendo o respeito às diferenças e incentivando a participação cívica informada em um mundo diverso e complexo. Finalmente, apresentamos o projeto "Formação Cidadã" implementado pelo Colégio Nossa Senhora Medianeira, que aplica os princípios da pedagogia inaciana para formar indivíduos compassivos, comprometidos, conscientes e competentes. Esse projeto enfatiza a reflexão, o autoconhecimento e a empatia, oferecendo uma base sólida para a experiência educacional.;
Palavras-chave Sujeito; Pedagogia Inaciana; Contexto pós-pandêmico; Socioemocional;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-02;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13315;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística