Autor |
Oliveira, Rosilene Aparecida de; |
Orientador |
Machado, Alice Mattos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3466163370636293; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Os referenciais de construção identitária dos alunos do 6º ano do colégio São Luís e a Pedagogia Inaciana como fundamento influenciador; |
Resumo |
Em relevância à contemporaneidade e à forma de ser do adolescente neste tempo, buscou-se como objetivo deste artigo conhecer e categorizar referenciais que
influenciam a construção identitária deste público, especificamente dos estudantes do
6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio São Luís, pertencente à Rede Jesuíta de
Educação, localizado na cidade de São Paulo. O estudo foi desenvolvido por meio de
pesquisa bibliográfica, de metodologia qualitativa do tipo descritiva onde se obteve, a partir dos autores estudados, uma categorização de referenciais influenciadores e seu
impacto na formação do adolescente. Por fim, lançando mão de documentos relacionados à Pedagogia Inaciana, e que norteiam a educação dos colégios da RJE, foram levantados pontos fundamentais capazes de reforçar a aplicação de uma educação integral, que desenvolva e aprimore as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa destes adolescentes.; |
Abstract |
Considering contemporaneity and the way of being of teenagers at this time,
the objective of this article was to understand and categorize references that influence
the identity construction of this public, specifically of students in the 6th year of Elementary School II, at Colégio São Luís, belonging to the Jesuit Education Network (RJE), located in the city of São Paulo. The study was developed using a qualitative
descriptive methodology in which, from the authors studied, a categorization of influencing references and their impact on the adolescent's education was obtained. Finally, using documents related to Ignatian Pedagogy, which guide the education of RJE schools, fundamental points were raised capable of reinforcing the application of an integral education, which develops and improves the cognitive, socio-emotional and spiritual- religious dimensions of these teenagers.; |
Palavras-chave |
Adolescência; Identidade; Influenciadores; Pedagogia Inaciana; Adolescence; Identity; Influencers; Ignatian Pedagogy; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-11-16; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13314; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |