RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os referenciais de construção identitária dos alunos do 6º ano do colégio São Luís e a Pedagogia Inaciana como fundamento influenciador

Mostrar registro simples

Autor Oliveira, Rosilene Aparecida de;
Orientador Machado, Alice Mattos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3466163370636293;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Os referenciais de construção identitária dos alunos do 6º ano do colégio São Luís e a Pedagogia Inaciana como fundamento influenciador;
Resumo Em relevância à contemporaneidade e à forma de ser do adolescente neste tempo, buscou-se como objetivo deste artigo conhecer e categorizar referenciais que influenciam a construção identitária deste público, especificamente dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio São Luís, pertencente à Rede Jesuíta de Educação, localizado na cidade de São Paulo. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de metodologia qualitativa do tipo descritiva onde se obteve, a partir dos autores estudados, uma categorização de referenciais influenciadores e seu impacto na formação do adolescente. Por fim, lançando mão de documentos relacionados à Pedagogia Inaciana, e que norteiam a educação dos colégios da RJE, foram levantados pontos fundamentais capazes de reforçar a aplicação de uma educação integral, que desenvolva e aprimore as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa destes adolescentes.;
Abstract Considering contemporaneity and the way of being of teenagers at this time, the objective of this article was to understand and categorize references that influence the identity construction of this public, specifically of students in the 6th year of Elementary School II, at Colégio São Luís, belonging to the Jesuit Education Network (RJE), located in the city of São Paulo. The study was developed using a qualitative descriptive methodology in which, from the authors studied, a categorization of influencing references and their impact on the adolescent's education was obtained. Finally, using documents related to Ignatian Pedagogy, which guide the education of RJE schools, fundamental points were raised capable of reinforcing the application of an integral education, which develops and improves the cognitive, socio-emotional and spiritual- religious dimensions of these teenagers.;
Palavras-chave Adolescência; Identidade; Influenciadores; Pedagogia Inaciana; Adolescence; Identity; Influencers; Ignatian Pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-11-16;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13314;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística