Resumo |
O processo de digitalização, datificação e algoritmização do mundo, aliado à expansão da conectividade, vem provocando transformações em diferentes contextos da sociedade, entre eles a Educação. Jogos, Metaversos, realidades expandidas, Inteligência Artificial, entre outras tecnologias digitais (TD), constituem novos espaços nos quais as crianças e adolescentes vivem, convivem e aprendem. A fim de melhor compreender o viver, conviver e aprender nesses novos contextos, bem como potencializar o protagonismo inventivo, engajado e responsável na cocriação de vivências de uma Educação OnLIFE Cidadã foi criada, em 01 de julho de 2020, pelo Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq, a Rede Internacional ConectaKaT2. Vinculada a Rede Internacional de Educação OnLIFE - RIEOnLIFE3. A ConectaKaT é coordenada por um grupo de crianças, adolescentes, pais, professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, e do exterior, desenvolve-se a partir de diversas ações, entre elas está ação TomKaT nas Escolas. A ação consiste em compreender como professores e estudantes significam a escola e de que forma irão
apresentá-la ao TomKaT, um dos protagonistas da ConectaKaT. É esse contexto que dá origem ao nosso artigo, cujo objetivo é compreender quais significados os professores e estudantes atribuem ao Colégio e como irão apresentá-lo ao Tom KaT, conectando à Rede Internacional ConectaKaT. Inspirados no método cartográfico de pesquisa/intervenção buscou-se pistas nas ações realizadas pela ConectaKaT e na produção de conhecimento delas resultantes. Buscou-se um planejamento de ações
possíveis de serem realizadas e apresentadas, que resultam em uma forma de integrar o Colégio à Rede Internacional ConectaKaT.; |