Resumo |
O presente trabalho aborda a inclusão na educação e como aquela se relaciona com a missão de proporcionar uma formação integral. O objetivo é, pois, entender as concepções e as possibilidades dos professores ao lidarem com casos de inclusão, no contexto do Colégio dos Jesuítas, considerando as demandas desses educadores. A pesquisa conta com uma abordagem bibliográfica, delineada sob a ótica de autoras como Maria Teresa Égler Mantoan e Solange Ferreira Emílio, e qualitativa, conduzida por reflexões acerca da necessidade de uma visão ampliada dos processos e das práticas inclusivas, que vão além de laudos e diagnósticos e contemplam a diversidade de cada indivíduo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um formulário com sete questões discursivas e uma questão objetiva. Nesse sentido, conduziu-se a análise com base nas respostas de dez professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como regentes e especialistas nas áreas de Língua Inglesa, Educação Física, Artes, Literatura e Ensino Religioso no Colégio dos Jesuítas. Os resultados apontam para a relevância da temática no que tange às estratégias pedagógicas relativas à educação inclusiva. A pesquisa revelou, ainda, que, ante os desafios impostos ao se “fazer inclusão”, a educação inclusiva é uma realidade latente. Embora precise ser discutida e aprimorada, vem sendo incorporada na efetividade de uma educação integral.; |