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A constituição do educador magis no ambiente escolar inaciano: elementos essenciais

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Autor Pereira, Renilda Teixeira;
Orientador Pinto, Vinícius Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0301759794396238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A constituição do educador magis no ambiente escolar inaciano: elementos essenciais;
Resumo Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do educador magis num ambiente educacional inaciano, identificando seus elementos essenciais. A metodologia usada foi a abordagem qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica, seguida por coleta e análise de dados. O início da fundamentação teórica é dedicado a contextualizar a sociedade neoliberal, com atenção aos impactos desse sistema econômico na educação e na dignidade do ser humano. Na sequência, são definidos os aspectos essenciais da pedagogia inaciana, inspirada na experiência espiritual de santo Inácio de Loyola, com destaque à sua concepção de ser humano e de mundo. Foi possível observar os desafios de ser um educador magis diante de um contexto social que se contrapõe à pedagogia inaciana, a qual defende a dignidade humana e a formação integral dos indivíduos para que se tornem pessoas livres para “ser mais para os demais”. A coleta de dados foi realizada com educadores do Colégio São Luís, instituição jesuíta presente na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de mapear as percepções sobre o que se compreende acerca do ser magis. Ao analisar os dados, o estudo identificou fraquezas e fortalezas na percepção dos educadores sobre o conceito magis, assim como a necessidade de intensificar a formação nesta dimensão. O estudo conclui que o Colégio São Luís teve avanços nos programas formativos, mas ainda tem potencial para qualificação, visto que o magis é força motora para preservar o modo de proceder em um ambiente educacional jesuíta.;
Abstract This article aims to discuss the constitution of the magis educator in an Ignatian educational environment, identifying its essential elements. The methodology used was a qualitative approach, consisting of bibliographical research, followed by data collection and analysis. The beginning of the theoretical foundation is dedicated to contextualizing neoliberal society, paying attention to the impacts that interfere with education and overshadow the dignity of human beings. Next, we delve deeper into the essential aspects of Ignatian pedagogy, which is inspired by the spiritual experience of Saint Ignatius of Loyola, with emphasis on the conception of the human being and the world in the Ignatian vision. It was possible to observe the challenges of being a magis educator in a social context that challenges and opposes the Ignatian pedagogy that defends human dignity and its integral formation to become a person free to be more for others. Data collection was carried out with educators from Colégio São Luís, a Jesuit institution in the city of São Paulo – SP, with the aim of mapping perceptions about what is understood about being magis. By analyzing the data, the study identified weaknesses and strengths in educators' perception of the magis concept, as well as the need to intensify training in this dimension. The study concludes that Colégio São Luís has made advances in its programs in the training area, but still has potential for qualification, since magis is a driving force to preserve the way of proceeding in a Jesuit educational environment.;
Palavras-chave Pedagogia Inaciana; Educador magis; Neoliberalismo; Formação humana; Ignatian Pedagogy; Magis educator; Neoliberalism; Human formation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-19;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13311;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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