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A aprendizagem integral proposta pela rede jesuíta de educação e o brincar heurístico

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Autor Veiga, Larissa Alves;
Orientador Barros, Eva Rodrigues Lopes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2302160993924413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A aprendizagem integral proposta pela rede jesuíta de educação e o brincar heurístico;
Resumo O presente artigo trata da relação entre a aprendizagem integral e o brincar heurístico das crianças bem pequenas. O objetivo desta pesquisa é analisar e descrever a relação da aprendizagem integral com o brincar heurístico na Educação Infantil, para crianças de 2 e 3 anos de idade. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e documental, baseada em Gil (1991). Os principais aportes teóricos foram Ariés (1981), Goldschmied e Jackson (2006), Rousseau (1971), Base Nacional Comum Curricular (2017), Meirelles (2016) e os documentos da Rede Jesuíta de Ensino, entre outros. Após a pesquisa, conclui-se que a construção histórica e social da infância e da criança é recente e se modifica ao longo dos anos na sociedade. A aprendizagem integral, proposta pela Companhia de Jesus, visa formar cidadãos globais em sua totalidade, considerando todas as dimensões que constituem cada ser. O brincar heurístico traz de forma muito semelhante a intencionalidade da criança conhecer-se e conhecer o mundo ao seu redor, os pares de convivência, os espaços de convívio, a casa comum, os objetos que a constituem, a natureza como elemento brincante. Na educação infantil, propostas como o brincar heurístico possibilitam ampliar as vivências e os repertórios individuais de cada criança.;
Abstract This article discusses the relationship between comprehensive learning and heuristic play in very young children. The aim of this research is to analyze and describe the connection between comprehensive learning and heuristic play in Early Childhood Education, focusing on children aged 2 and 3. The methodology employed is qualitative, based on bibliographic and documentary sources following Gil (1991). Key theoretical contributions come from Ariès (1981), Goldschmied and Jackson (2006), Rousseau (1971), the National Common Curricular Base (2017), Meirelles (2016), and documents from the Jesuit Education Network, among others. Following the research, it is concluded that the historical and social construction of childhood and the child is recent and evolves over the years within society. Comprehensive learning, advocated by the Society of Jesus, aims to form global citizens in their entirety, considering all dimensions that constitute each individual. Heuristic play similarly embodies the child's intentionality to understand themselves and explore the world around them, engaging with peers, exploring social spaces, the home environment, objects that shape their world, and nature as a playful element. In early childhood education, approaches like heuristic play enable the expansion of individual experiences and repertoires for each child.;
Palavras-chave Educação infantil; Aprendizagem integral; Brincar heurístico; Early childhood education; Comprehensive learning; Heuristic play;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-11-03;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13309;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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