Autor |
Nascimento, Guilherme Araújo; |
Orientador |
Vargas, Karolina Marianni; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5536191919189827; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Diversidade de práticas de inclusão escolar e o impacto no atendimento de estudantes com altas habilidades nas instituições de ensino da Rede Jesuíta de Educação; |
Resumo |
Sabe-se que nos últimos anos houve um grande aumento nas demandas relacionadas a educação especial no Brasil. Sobretudo, no que se refere ao campo das Altas Habilidade/Superdotação, ainda há pouca difusão de conhecimento de práticas adequadas para este público apesar do crescente interesse por este tema observado no aumento das produções científicas. O presente estudo buscará compreender na prática como se deram as políticas e legislações vigentes no país para este público. Para isto, este trabalho buscou primeiramente trazer um histórico da educação especial no país, em seguida o histórico das políticas voltadas aos estudantes com altas habilidades, para posteriormente apresentar a Rede Jesuíta de Educação – espaço onde se deu a pesquisa. Ao fim discutimos os resultados que apontam diversos desafios oriundos da complexidade inerente ao trabalho com este público.; |
Abstract |
In recent years, there has been a significant increase in demands related to special education in Brazil. Particularly concerning the field of High Ability/Giftedness, there is still limited dissemination of knowledge about appropriate practices for this group, despite the growing interest in this topic observed in the increasing scientific productions. This study aims to understand, in practice, how current policies and legislation in the country have been implemented for this group. To do so, this work initially provides a historical overview of special education in the country, followed by a history of policies related to students with high abilities. Subsequently, it introduces the Jesuit Education Network – the space where the research was conducted. Finally, we discuss the results, which highlight various challenges arising from the inherent complexity of working with this group.; |
Palavras-chave |
Altas habilidades; Superdotação; Educação especial; Rede Jesuíta de Educação; High skills; Giftedness; Special education; Jesuit Education Network; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-11-03; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13301; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |