Autor |
Silva, Gracielle Mendonça Lins da; |
Orientador |
Teixeira Neto, José; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9510313657960876; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aprendizagem, corpos e emoções como currículo vivo para a formação integral: diálogos possíveis entre a análise bioenergética e o paradigma pedagógico inaciano; |
Resumo |
Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância de uma abordagem educacional que integra a aprendizagem emocional e corporal, enfatizando a interconexão entre corpo, mente e emoções para promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. A necessidade de atualizar as práticas pedagógicas para atender a essa perspectiva é enfatizada visando preparar os educandos e os educadores para os desafios contemporâneos, capacitando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias experiências e aprendizados. Para isso, o presente estudo — realizado por meio de pesquisa bibliográfica — propõe a articulação corpo/mente como possibilidade de currículo vivo com diálogos possíveis entre a análise da Abordagem Bioenergética e o Paradigma Pedagógico Inaciano. Para tanto, foram realizadas a pesquisa e a análise de documentos que norteiam o trabalho educativo de um colégio da rede Jesuíta em Salvador-BA, bem como estudos multirreferencializados da Análise Bioenergética, da Psicologia Corporal, da Educação na Contemporaneidade, do Currículo. Na conclusão, o presente texto reforça o papel das nossas instituições de
ensino enquanto espaços privilegiados para fomentar o desenvolvimento integral, concebendo corpo/mente como currículo vivo. Enfatiza-se também uma renovação
contínua nas abordagens pedagógicas, tendo como itinerário o planejamento referenciado no Mapa de Aprendizagem de Formação Integral – MAFI. Ademais, são
tecidos diálogos com a Abordagem Bioenergética na perspectiva da dimensão socioemocional, possibilitando o protagonismo dos educandos e dos educadores nas
suas experiências de sentir/pensar/agir.; |
Abstract |
This article aims to reflect on the importance of an educational approach that integrates
emotional and bodily learning, emphasizing the interconnection between body, mind,
and emotions to foster the holistic development of individuals, especially in a postpandemic context. The need to update pedagogical practices to meet this perspective
is underscored, aiming to prepare learners and educators for contemporary challenges
and empower them to become protagonists of their own experiences and learning. For
this purpose, the present study, conducted through bibliographic research, proposes
the body/mind articulation as a possibility for a living curriculum with potential dialogues
between the bioenergetic approach analysis and the Ignatian Pedagogical Paradigm. In this regard, research and analysis of the documents guiding the educational work of a Jesuit school in Salvador-BA were conducted, as well as multi-referenced studies of
bioenergetic analysis, body psychology, contemporary education, and the curriculum. In conclusion, the article underscores the role of our educational institutions as privileged spaces to promote holistic development, conceiving the body/mind as a living curriculum, emphasizing continuous renewal in pedagogical approaches, guided by the planning outlined in the Integral Formation Learning Map – MAFI (acronym in Portuguese). Furthermore, dialogues are created with the Bioenergetic Approach from the perspective of the socio-emotional dimension, enabling students and educators to take a leading role in their experiences of feeling/thinking/acting.; |
Palavras-chave |
Abordagem educacional integrada; Corpo/mente como currículo vivo; Paradigma Pedagógico Inaciano; Abordagem bioenergética; Protagonismo em educação; Integrated educational approach; Body/mind as a living curriculum; Ignatian Pedagogical Paradigm; Bioenergetic approach; Protagonism in education; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-11-16; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13300; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |