Autor |
Almeida, Giulianna Gomes de; |
Orientador |
Teixeira, Camila Gomes Martins; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4366091596314412; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para a formação integral dos estudantes; |
Resumo |
O construto competência socioemocional tem se destacado no ambiente escolar por sua relação com o desenvolvimento do indivíduo e por ser compreendido como um conjunto de habilidades que devem ser apreendidas e que ampliam a possibilidade de uma educação completa. Nesta, o desenvolvimento intelectual e o amadurecimento emocional integram a aprendizagem para a vida. O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e propõe uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na formação integral dos estudantes. Nesse sentido, procurou-se relacionar alguns direcionamentos propostos pela Base Nacional Comum Curricular e pela Rede Jesuíta de Educação. Ademais, articulou-se o tema com aspectos da Inteligência Emocional, com diretrizes da Pedagogia Inaciana e algumas experiências de colégios da Rede Jesuíta de Educação. Para embasamento teórico, dialogou-se com autores como Daniel Goleman e Zilda Del Prette, assim como com padre Luiz Fernando Klein, padre Arturo Sosa e padre Francisco Ivern. Como achados, demonstrou-se que as
habilidades emocionais e sociais, se bem desenvolvidas, favorecem a formação integral e reverberam de modo significativo na vida dos estudantes.; |
Palavras-chave |
Competência socioemocional; Formação integral; Inteligência emocional; Rede Jesuíta de Educação; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-11-14; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13299; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |