Resumo |
Este artigo tem como objetivo compreender a tensão existente entre formação integral
inaciana e a sociedade do desempenho observada entre alunos, professores e famílias na 3ª série do Ensino Médio de uma unidade educativa jesuíta. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e, na sequência, questionário dirigido a professores do colégio Antônio Vieira de Salvador (Bahia). O estudo apresenta as características da pedagogia Inaciana criada por Santo Inácio de Loyola e os desafios que ela enfrenta no contexto neoliberal, mesmo estando dentro de um tradicional e reconhecido colégio jesuíta. Nos dados coletados, uma parte dos professores da 3ª série do Ensino Médio afirma que é possível conciliar formação inaciana e preparação para vestibular, mas em função da grande quantidade de conteúdos, e das pressões exercidas por famílias e alunos que desejam apenas a aprovação em vestibulares, muitas vezes, eles não conseguem desenvolver as dimensões socioafetiva e humanoespiritual, o que gera tensão. Por fim, o estudo sugere ao colégio Antônio Vieira que continue envolvendo de forma contundente as famílias da 3ª série do Ensino Médio no processo educativo, com o intuito de explicar de forma objetiva a proposta de formação integral inaciana oferecida pela instituição, mostrando que é possível conciliar excelência acadêmica e formação humana.; |