Resumo |
Este estudo destaca a necessidade de reflexão e ação fundamentadas em princípios humanitários para enfrentar os desafios do século XXI, visando uma abordagem solidária e transformadora. Enfatiza-se a possibilidade de promover uma solidariedade global como resposta a essa conjuntura complexa. Destacando a interconexão entre indivíduos, coletividade e meio ambiente, este trabalho propõe a aplicação do conceito de ecologia integral no contexto escolar. Ao adotar a perspectiva da ecologia integral, o estudo enfoca a ligação intrínseca entre seres humanos e natureza, ressaltando a importância do bem comum na ética social e seu papel indissociável desse contexto ecológico. A encíclica "Laudato Si", escrita pelo Papa Francisco, é o documento fundamental que conceitua a ecologia integral e sua relação com a ideia de "casa comum", defendendo uma abordagem ecologicamente embasada na educação e espiritualidade para o desenvolvimento integral do ser humano e da natureza. Em seu desenvolvimento a pesquisa explora a pedagogia inaciana como um paradigma relevante para aplicar a ecologia integral no ambiente escolar, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo e incentivando uma visão holística do mundo. Em vias empíricas, este trabalho se concentra na compreensão do currículo planejado, que incorpora a pedagogia inaciana, e na análise do currículo em prática em uma instituição jesuíta. Ele destaca a priorização da integralidade dos indivíduos na educação jesuíta, alinhada aos princípios da pedagogia inaciana, visando formar agentes comprometidos com a aplicação da ecologia integral e a promoção da cidadania global. A análise específica se baseia na experiência do Centro de Estudos Ambientais (CEA) do Colégio Medianeira em Curitiba, destacando
suas práticas de educação ambiental alinhadas aos princípios da pedagogia inaciana.
As atividades desenvolvidas visam ao desenvolvimento social, crítico e espiritual dos
estudantes, demonstrando consistência na concepção de práticas educativas ambientais nos currículos prescritos e organizados.; |