RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação ambiental pela perspectiva da pedagogia inaciana: uma conversa entre a integralidade do sujeito e a cidadania global

Mostrar registro simples

Autor Shishito, Anderson Akio;
Orientador Teixeira Neto, José;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9510313657960876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A educação ambiental pela perspectiva da pedagogia inaciana: uma conversa entre a integralidade do sujeito e a cidadania global;
Resumo Este estudo destaca a necessidade de reflexão e ação fundamentadas em princípios humanitários para enfrentar os desafios do século XXI, visando uma abordagem solidária e transformadora. Enfatiza-se a possibilidade de promover uma solidariedade global como resposta a essa conjuntura complexa. Destacando a interconexão entre indivíduos, coletividade e meio ambiente, este trabalho propõe a aplicação do conceito de ecologia integral no contexto escolar. Ao adotar a perspectiva da ecologia integral, o estudo enfoca a ligação intrínseca entre seres humanos e natureza, ressaltando a importância do bem comum na ética social e seu papel indissociável desse contexto ecológico. A encíclica "Laudato Si", escrita pelo Papa Francisco, é o documento fundamental que conceitua a ecologia integral e sua relação com a ideia de "casa comum", defendendo uma abordagem ecologicamente embasada na educação e espiritualidade para o desenvolvimento integral do ser humano e da natureza. Em seu desenvolvimento a pesquisa explora a pedagogia inaciana como um paradigma relevante para aplicar a ecologia integral no ambiente escolar, buscando o desenvolvimento integral do indivíduo e incentivando uma visão holística do mundo. Em vias empíricas, este trabalho se concentra na compreensão do currículo planejado, que incorpora a pedagogia inaciana, e na análise do currículo em prática em uma instituição jesuíta. Ele destaca a priorização da integralidade dos indivíduos na educação jesuíta, alinhada aos princípios da pedagogia inaciana, visando formar agentes comprometidos com a aplicação da ecologia integral e a promoção da cidadania global. A análise específica se baseia na experiência do Centro de Estudos Ambientais (CEA) do Colégio Medianeira em Curitiba, destacando suas práticas de educação ambiental alinhadas aos princípios da pedagogia inaciana. As atividades desenvolvidas visam ao desenvolvimento social, crítico e espiritual dos estudantes, demonstrando consistência na concepção de práticas educativas ambientais nos currículos prescritos e organizados.;
Palavras-chave Ecologia integral; Educação jesuíta; Pedagogia inaciana; Educação ambiental; Colégio Medianeira;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-11-02;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13290;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística