RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Museus como dispositivos de formação de infâncias e juventudes: Museu Anchieta de Ciências Naturais e o Paradigma Pedagógico Inaciano

Mostrar registro simples

Autor Cioato, Alana;
Orientador Zelão, José Teixeira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9510313657960876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Museus como dispositivos de formação de infâncias e juventudes: Museu Anchieta de Ciências Naturais e o Paradigma Pedagógico Inaciano;
Resumo O presente trabalho pretendeu analisar a contribuição do Museu Anchieta de Ciências Naturais na formação do aluno como indivíduo, ancorado pelo Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) e seu papel como propulsor de experiências, viabilizando uma bagagem única de saberes. Para isso, debrucei-me sobre os documentos da Companhia de Jesus, os teóricos da educação, com destaque para Jorge Larrosa Bondía, e da museologia; e um questionário online com participação de ex-alunos e colaboradores foi elaborado. Com base nas respostas oferecidas, pude observar que as experiências vivenciadas nesse ambiente foram ímpares para a maioria dos participantes. Este trabalho demonstra a importância do Museu Anchieta por meio da singularidade de seu acervo e de suas práticas. Alinhado com a missão da instituição de ensino, em que devemos “Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos”, ao longo de várias gerações, o Museu em muito contribuiu e continua contribuindo para cativar o interesse de crianças, jovens e adultos pela sustentabilidade e pela educação, e acredito que, a partir desta pesquisa, o Museu possa se tornar um espaço muito mais valorizado e utilizado por professores e alunos da comunidade escolar.;
Abstract The present work intended to analyze the contribution of the Museu Anchieta de Ciências Naturais in the formation of the student as an individual, anchored by the Ignatian Pedagogical Paradigm and its role as a driver of experiences, enabling a unique background of knowledge. For this, I looked at documents of the Society of Jesus; in education theorists, with emphasis on Jorge Larrosa Bondía; and museum science theorists; and an online questionnaire with the participation of former students and collaborators was prepared. Based on the answers offered, I was able to observe that the experiences in this environment were unique for the majority of participants. This work demonstrates the importance of the Anchieta Museum through the uniqueness of its collection and its practices. Aligned with the mission of the educational institution, in which we must “Promote education excellence, inspired by Christian and Ignatian values, contributing to the formation of capable, conscious, compassionate, creative and committed citizens”, over several generations, the Museum has greatly contributed and continues to contribute in capturing the interest of children, young people and adults in sustainability and education, and I believe that based on this research, the Museum can become a space that is much more valued and used by teachers and students in the school community.;
Palavras-chave Experiência; Museu Anchieta; Paradigma Pedagógico Inaciano; Aprendências; Experience; Anchieta Museum; Ignatian Pedagogical Paradigm; Learnings;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-09-26;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13287;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística