Autor |
Guimarães, Mônica de Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0350310942633597; |
Orientador |
Silva, Luciana Maines da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5057065195398465; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A acreditação internacional como fator gerador de vantagem competitiva para uma universidade comunitária brasileira; |
Resumo |
A presente pesquisa na área da gestão educacional preencheu uma lacuna teórica e empírica identificada na literatura referente aos efeitos da acreditação internacional de escolas de negócios como vantagem competitiva em uma escola inserida em uma universidade. O problema de pesquisa buscou responder como a acreditação contribui para essa geração de valor no ambiente específico de uma universidade, pois essa condição não foi estudada na bibliografia localizada e utilizada neste trabalho. Com o objetivo geral de analisar de que forma a acreditação pode contribuir na geração de vantagem competitiva para uma universidade comunitária brasileira, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, a partir de estudo de caso único, com coleta de dados a partir de entrevistas e análise de documentos. Os resultados mostraram que o fato de a escola estar inserida em uma universidade e ter de compartilhar energia e investimento de seus gestores com as demais escolas aumenta a complexidade na conquista da geração de vantagem competitiva para essa IES. Entretanto, foi possível identificar meios de se aproximar de forma robusta dos objetivos competitivos de se ter tal certificação, como investir no engajamento dos coordenadores de curso – que são o elo mais importante com alunos e interessados – e dedicar-se a mostrar à comunidade externa mais próxima o valor de uma IES acreditada e os benefícios de relacionar-se com ela. Esta pesquisa contribuiu no campo acadêmico e científico quando preencheu a lacuna da literatura utilizada no trabalho; no campo da pesquisa aplicada, ao disponibilizar para instituições de ensino superior um material com ações facilitadoras que tornem essas IES mais sustentáveis; e ainda contribuições na esfera social, auxiliando IES na busca pela formação de profissionais agentes de mudanças para melhorar o local onde vivem.; |
Abstract |
This research in the area of educational management filled a theoretical and empirical gap identified in the literature regarding the effects of international accreditation of business schools as a competitive advantage in a school within a university. The research problem sought to answer how accreditation contributes to this generation of value in the specific environment of a university as this condition was not studied in the bibliography located and used in this work. With the general objective of analyzing how accreditation can contribute to generating a competitive advantage for a Brazilian community university, a qualitative, descriptive study was carried out, based on a single case study, with data collection from interviews and analysis of documents. The results showed that the fact that the school is part of a university and has to share energy and investment from its managers with other schools increases the complexity in achieving a competitive advantage for this HEI. However, it was possible to identify ways to get closer to the competitive objectives of having such certification, such as investing in the engagement of course coordinators – who are the most important link with students and potential students – and dedicating themselves to showing the closest external community the value of an accredited HEI and the benefits of having a relationship with it. This research contributed to the academic and scientific field when it filled the gap in the literature used in the work; in the field of applied research, by making material available to higher education institutions with facilitating actions that make these HEIs more sustainable; and, finally, contributions in the social sphere, helping HEIs in the objective of training professionals’ agents of change to improve the place where they live.; |
Palavras-chave |
Acreditação internacional; Escola de negócios; Universidade comunitária; Vantagem competitiva; Gestão educacional; International accreditation; Business school; Community university; Competitive advantage; Educational management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-30; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13247; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |