Resumo:
A presente pesquisa na área da gestão educacional preencheu uma lacuna teórica e empírica identificada na literatura referente aos efeitos da acreditação internacional de escolas de negócios como vantagem competitiva em uma escola inserida em uma universidade. O problema de pesquisa buscou responder como a acreditação contribui para essa geração de valor no ambiente específico de uma universidade, pois essa condição não foi estudada na bibliografia localizada e utilizada neste trabalho. Com o objetivo geral de analisar de que forma a acreditação pode contribuir na geração de vantagem competitiva para uma universidade comunitária brasileira, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, a partir de estudo de caso único, com coleta de dados a partir de entrevistas e análise de documentos. Os resultados mostraram que o fato de a escola estar inserida em uma universidade e ter de compartilhar energia e investimento de seus gestores com as demais escolas aumenta a complexidade na conquista da geração de vantagem competitiva para essa IES. Entretanto, foi possível identificar meios de se aproximar de forma robusta dos objetivos competitivos de se ter tal certificação, como investir no engajamento dos coordenadores de curso – que são o elo mais importante com alunos e interessados – e dedicar-se a mostrar à comunidade externa mais próxima o valor de uma IES acreditada e os benefícios de relacionar-se com ela. Esta pesquisa contribuiu no campo acadêmico e científico quando preencheu a lacuna da literatura utilizada no trabalho; no campo da pesquisa aplicada, ao disponibilizar para instituições de ensino superior um material com ações facilitadoras que tornem essas IES mais sustentáveis; e ainda contribuições na esfera social, auxiliando IES na busca pela formação de profissionais agentes de mudanças para melhorar o local onde vivem.