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Competência socioemocional no currículo: itinerários de Colégios da Rede Jesuíta de Educação

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Autor Nascimento, Lorenna Munise Santos do;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8509188910202249;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Competência socioemocional no currículo: itinerários de Colégios da Rede Jesuíta de Educação;
Resumo O presente estudo é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que se desenvolveu em cinco colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE), os quais foram utilizados como corpus para atingir os seguintes objetivos: analisar o processo de inserção da competência socioemocional no currículo de colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE),examinar os documentos resultantes da participação das escolas no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE); descrever as formas de abordagens metodológicas utilizadas, bem como os mediadores do processo de desenvolvimento da competência socioemocional; identificar e analisar os métodos de avaliação utilizados no desenvolvimento da competência socioemocional nos Colégios da RJE e construir um diagnóstico do processo de sistematização da dimensão socioemocional nos currículos dos Colégios da RJE. O estudo apresenta uma discussão teórica a partir da constituição de um estado do conhecimento e do referencial teórico que percorre desde especificações e conceituações dos termos chave até as definições utilizadas de currículo e formação integral, apontando também, a proposta pedagógica da RJE. Dentre os principais autores utilizados, destaca-se os trabalhos de Jorge Larrosa Bondía (2002) e de Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette (2022, 2007, 2009, 2001). A pesquisa se classifica quanto a abordagem como qualitativa, por objetivar compreender um contexto, a partir também, de informações narradas por sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevistas com colaboradores dos Colégios e Análise de conteúdo do documento “Mapa das Aprendizagens”, documento que descreve as aprendizagens previstas para cada uma das dimensões da formação integral. Quanto à natureza se classifica como aplicada, uma vez que objetivou gerar conhecimentos para aplicação prática; e, com relação aos objetivos, pode-se definir como uma pesquisa exploratória, por ter como objetivo a ampliação do conhecimento sobre a inserção da competência socioemocional no currículo dos colégios. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, à luz de Roque Moraes (1999), por melhor de adequar aos objetivos do estudo. A partir da análise dos dados, observou-se aproximações nas formas de organização dos Mapas das Aprendizagens, bem como a identificação das principais influências. Identificou-se também, que a dimensão socioemocional é desenvolvida de formas variadas (componente curricular, projetos ou formações), com a mediação de diversos atores (psicólogos, orientadores educacionais ou orientadores de aprendizagens, agentes de formação cristã ou pastoralistas e professores) e é avaliada a partir de diversos processos avaliativos (observações, rubricas e autoavaliações). A pesquisa apresenta um diagnóstico da situação das instituições em relação ao trabalho com a dimensão socioemocional e aponta para outras possibilidades e desdobramentos desse estudo.;
Abstract The present study is the result of professional Master's degree research that was developed in five schools of the Jesuit Education Network (RJE), which were used as a corpus to achieve the following objectives: to analyze the process of inserting socio-emotional competence into the curriculum of the schools in the Jesuit Education Network (RJE), to examine the documents resulting from the schools participation in the School Quality Management System (SQGE); to describe the types of methodological approaches used as well as the mediators of the process of developing socioemotional competence; to identify and analyze the assessment methods used in the development of socio-emotional competence in RJE Schools and to build a diagnosis of the systematization process of the socio-emotional dimension in the curricula of RJE Schools.. The study presents a theoretical discussion based on the constitution of a state of knowledge and the theoretical framework that ranges from the specifications and conceptualizations of key terms to the definitions of curriculum and integral formation used, also pointing out the pedagogical proposal of the Jesuit Education Network (RJE). Among the main authors studied, Jorge Larrosa Bondía (2002) e de Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette (2022, 2007, 2009, 2001). The research is classified as qualitative in terms of approach, as it seek to understand a context, and based on information narrated by subjects. As a data collection instrument, interviews with College employees and content analysis of the “Learning Map” document were used, which describes the expected learning for each of the dimensions of comprehensive training. As for nature, it is classified as applied, since it aimed to generate knowledge for practical application; and, related to the objectives, it can be defined as exploratory research, as its objective is to expand knowledge about the inclusion of socio-emotional competence in the school curriculum. For content analysis, data processing was used, based on Roque Moraes (1999), as it better suited the objectives of the study. From the data analysis, approximations were observed in the forms of organization of the learning maps, as well as the identification of the main influences. It was also identified that the socioemotional dimension is developed in different ways (curricular component, projects or tutoring), with the mediation of different actors (psychologists, educational counselors or learning counselors, christian formation agents or pastoralists and teachers) and is evaluated based on several processes (observations, rubrics and self-assessments). The research presents a diagnosis of the situation of institutions in relation of the work with the socioemotional dimension and points to other possibilities and developments of this study.;
Palavras-chave Educação; Competência socioemocional; Currículo; Education; Socioemotional competence; Curriculum;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13246;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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