Resumo:
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que se desenvolveu em cinco colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE), os quais foram utilizados como corpus para atingir os seguintes objetivos: analisar o processo de inserção da competência socioemocional no currículo de colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE),examinar os documentos resultantes da participação das escolas no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE); descrever as formas de abordagens metodológicas utilizadas, bem como os mediadores do processo de desenvolvimento da competência socioemocional; identificar e analisar os métodos de avaliação utilizados no desenvolvimento da competência socioemocional nos Colégios da RJE e construir um diagnóstico do processo de sistematização da dimensão socioemocional nos currículos dos Colégios da RJE. O estudo apresenta uma discussão teórica a partir da constituição de um estado do conhecimento e do referencial teórico que percorre desde especificações e conceituações dos termos chave até as definições utilizadas de currículo e formação integral, apontando também, a proposta pedagógica da RJE. Dentre os principais autores utilizados, destaca-se os trabalhos de Jorge Larrosa Bondía (2002) e de Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette (2022, 2007, 2009, 2001). A pesquisa se classifica quanto a abordagem como qualitativa, por objetivar compreender um contexto, a partir também, de informações narradas por sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevistas com colaboradores dos Colégios e Análise de conteúdo do documento “Mapa das Aprendizagens”, documento que descreve as aprendizagens previstas para cada uma das dimensões da formação integral. Quanto à natureza se classifica como aplicada, uma vez que objetivou gerar conhecimentos para aplicação prática; e, com relação aos objetivos, pode-se definir como uma pesquisa exploratória, por ter como objetivo a ampliação do conhecimento sobre a inserção da competência socioemocional no currículo dos colégios. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, à luz de Roque Moraes (1999), por melhor de adequar aos objetivos do estudo. A partir da análise dos dados, observou-se aproximações nas formas de organização dos Mapas das Aprendizagens, bem como a identificação das principais influências. Identificou-se também, que a dimensão socioemocional é desenvolvida de formas variadas (componente curricular, projetos ou formações), com a mediação de diversos atores (psicólogos, orientadores educacionais ou orientadores de aprendizagens, agentes de formação cristã ou pastoralistas e professores) e é avaliada a partir de diversos processos avaliativos (observações, rubricas e autoavaliações). A pesquisa apresenta um diagnóstico da situação das instituições em relação ao trabalho com a dimensão socioemocional e aponta para outras possibilidades e desdobramentos desse estudo.