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Família e escola: dos grupos de WhatsApp à parceria do acompanhamento

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Autor Carneiro, Fabiano;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9510564777073902;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Família e escola: dos grupos de WhatsApp à parceria do acompanhamento;
Resumo Esta dissertação tem como tema a gestão da relação entre a escola e as famílias no Colégio Loyola, uma das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), no atual cenário marcado, tanto pela rápida comunicação por meio de redes sociais e aplicativos de troca de mensagens (cultura digital), quanto pela hegemonia de ideologias conservadoras. Com isso, busca-se analisar como se dá essa relação, que passa pela comunicação, pelo atendimento aos estudantes e às famílias, assim como pelo uso de sistemas de acompanhamento dos discentes nos colégios jesuítas no Brasil. O objetivo geral é analisar como a escola lida com a participação das famílias no atual contexto marcado pela cidadania digital, em que são questionados os espaços oficiais de participação abertos pela escola e no qual a informação se torna cada vez mais veloz, em versões indistintas, sem autoria e compromisso com a fidedignidade das informações. Quanto à abordagem, a investigação é qualitativa, com vistas a buscar detalhes sutis da relação escola e família escondidos no cotidiano dos atores que protagonizam essa vivência. Em termos procedimentais, esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, e a coleta de dados decorre mediante análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e grupos focais que reuniram famílias, gestores e membros da equipe de comunicação da escola analisada. Como conclusão, nota-se que a comunicação com as famílias ainda é levada a cabo pelo colégio, seguindo um receituário que se encaixa mais com o antigo cenário, no qual as relações pessoais ainda se davam por intermédio de vias menos complexas, as quais não atendem às necessidades atuais. A falta de acesso das famílias a documentos identitários da escola é um grave problema. Desse modo, conclui-se, também, que os aplicativos de troca de mensagens como o WhatsApp, reflexos de uma nova forma de relação intersubjetiva trazida pela internet, não são espaços de comunicação que propiciam o diálogo entre as pessoas, mas, sim, o confronto, a polêmica e a divulgação de informações falsas; por isso, precisam ser tratados pela gestão da escola com muita cautela.;
Abstract This dissertation's theme is the management of the relationship between the school and families at Colégio Loyola, one of the units of the Rede Jesuíta de Educação (RJE), in the current scenario marked by the rapid communication by means of social networks and messaging apps (digital culture), as well as the hegemony of conservative ideologies. With this, it seeks to analyze how this relationship occurs, which involves communication, assistance to students and families, as well as the use of student monitoring systems in Jesuit schools in Brazil. The main goal is to analyze how the school deals with family participation in the current context marked by digital citizenship, in which the official participation spaces opened by the school are questioned and in which information becomes increasingly faster, in indistinct versions, without authorship and commitment to the reliability of the information. As for the approach, the investigation is qualitative, with a view to seeking subtle details of the school and family relationship hidden in the daily lives of the actors who lead this experience. In procedural terms, this research is configured as a case study, and data collection takes place through document analysis, semi-structured interviews with managers and focus groups that brought together families, managers and members of the communication team of the school analyzed. In conclusion, it is noted that communication with families is still carried out by the school, following a prescription that fits more with the old scenario, in which personal relationships still took place through less complex channels, which did not meet current needs. Families' lack of access to school identity documents is a serious problem. Therefore, it is also concluded that messaging applications such as WhatsApp, reflections of a new form of intersubjective relationship brought about by the internet, are not communication spaces that provide dialogue between people, but rather the confrontation, controversy and dissemination of false information; therefore, they need to be treated by school management with great caution.;
Palavras-chave Comunicação escola e família; Uso do WhatsApp pelos pais dos alunos; Cultura digital; Modernização conservadora; Mercantilização da educação; School and family communication; Use of WhatsApp by students’ parents; Digital culture; Conservative modernization; Commodification of education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13245;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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