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Escola e territorialidade: um estudo sobre projetos pedagógicos escolares no município de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul

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Autor Silva, Taiana Valencio da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5087192761674959;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Escola e territorialidade: um estudo sobre projetos pedagógicos escolares no município de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul;
Resumo A presente tese apresenta um estudo sobre escola e territorialidades com ênfase nas relações entre projetos pedagógicos escolares, comunidades e territórios em uma escola pública do município de Tramandaí, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Compreendeu-se como projetos pedagógicos escolares as práticas ou as ações pedagógicas elaboradas a partir de iniciativa própria ou em parceria com outras instituições, que ocorram na escola e/ou seu entorno, que apresentem aproximações com os territórios e que visem a ampliação dos repertórios formativos e a educação para a cidadania. Utilizou-se como itinerário investigativo a ideia de “metamorfose” da escola na atualidade (BECK, 2018), constatando duas faces desta metamorfose: a primeira, diz respeito à ampliação das tarefas desenvolvidas na e pela escola e à ampliação dos processos formativos associados a outros processos sociais; a segunda, refere-se à sua relação com seu entorno, com seu território e, com efeito, sua comunidade. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo etnográfico (ROCHA; ECKERT, 2008) em uma escola pública municipal. As ferramentas analíticas empregadas para a interpretação dos dados foram a noção de território (HAESBAERT, 2014; 2019) e seus desdobramentos. O material revelou três categorias analíticas, a saber: (a) a definição do lugar, em um exercício de olhar para as margens (AGIER, 2015), de refletir sobre e com os espaços precários, em uma dimensão simbólica e subjetiva, e apresentar a construção de territorialidades dos moradores. Buscou-se definir o lugar a partir das narrativas, entrevistas e publicações sobre o bairro, além de apresentar suas relações da e na comunidade. As interações apresentadas são marcadas pelas formas de organização do espaço e pelo significado dado ao lugar. Constatou-se nessas experiências a busca por melhores condições de vida, de recomeços e novas chances, bem como a ideia de comunidade como rede de solidariedade está presente nessas relações; (b) escola e comunidade, as relações a partir das intervenções no território, analisando as intervenções no entorno e as suas influências na vida da comunidade e nos modos de organização escolar. Observaram-se intervenções assistenciais, culturais e educativas propostas com base na realidade econômica e social do território. As ações desenvolvidas valorizam e intensificam a identidade territorial e o sentimento de comunidade, ampliando as relações entre comunidade e escola, sejam elas de assistência, participação ou tensionamentos; (c) projetos pedagógicos e territórios, compreendendo os projetos desenvolvidos pela escola e os projetos desenvolvidos em parceria com a escola, e suas influências no território e comunidade. As relações entre escola e territórios são retratadas a partir de ações contínuas ou episódicas de caráter educativo, assistencial ou solidário desenvolvidos pelos projetos pedagógicos que ocupam a escola, o entorno ou outros espaços para o desenvolvimento de suas práticas, ampliando o repertório formativo dos estudantes e visando a educação para a cidadania. Diante do exposto, é possível defender a tese de que os Projetos Pedagógicos Escolares expressam relações e transformações entre escola e território.;
Abstract This thesis presents a study on school and territorialities with an emphasis on the relations between school pedagogical projects, communities and territories in a public school in the city of Tramandaí, North Coast of Rio Grande do Sul. School pedagogical projects were understood as practices or pedagogical actions developed based on one's own initiative or in partnership with other institutions, which take place at the school and/or its surroundings, which present similarities with the territories and aim to expand training repertoires and education for citizenship. The idea of the “metamorphosis” of school today (BECK, 2018) was used as an investigative itinerary, noting two sides of this metamorphosis: the first concerns the expansion of the tasks carried out in and by the school and the expansion of the training processes associated with other social processes; the second refers to its relation with its surroundings, with its territory and, in effect, with its community. From a methodological point of view, this is an ethnographic study (ROCHA; ECKERT, 2008) in a municipal public school. The analytical tools used to interpret the data were the notion of territory (HAESBAERT, 2014; 2019) and its consequences. The material revealed three analytical categories: (a) the definition of the place, in an exercise of looking at the margins (AGIER, 2015), reflecting on and with precarious spaces, in a symbolic and subjective dimension, and presenting the construction of territorialities of residents. We sought to define the place based on narratives, interviews and publications about the neighborhood, in addition to presenting its relationships within and within the community. The interactions presented are marked by the forms of organization of the space and the meaning given to the place. These experiences revealed the search for better living conditions, new beginnings and new chances, as well as the idea of community as a network of solidarity is present in these relations; (b) school and community, relations based on interventions in the territory, analyzing interventions in the surrounding area and their influence on community life and school organization modes. Assistance, cultural and educational interventions proposed based on the economic and social reality of the territory were observed. The actions developed value and intensify territorial identity and the feeling of community, expanding relations between community and school, either assistance, participation or tension; (c) pedagogical projects and territories, comprising projects developed by the school and projects developed in partnership with the school, and their influence on the territory and community. The relations between school and territories are portrayed based on continuous or episodic actions of an educational, assistance or solidarity nature developed by pedagogical projects that occupy school, surrounding area or other places for the development of their practices, expanding the students' training repertoire and aiming at education for citizenship. Thereby, it is possible to defend the thesis that School Pedagogical Projects express relations and transformations between school and territory.;
Palavras-chave Escola; Territorialidades; Territórios; Comunidade; Projetos Pedagógicos Escolares; School; Territorialities; Territories; Community; School Pedagogical Projects;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-04-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13198;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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