Autor |
Heming, Leisiane; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2199329493509294; |
Orientador |
Fochi, Paulo Sergio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Adultos e crianças partilhando jornadas de aprendizagem na educação infantil: o caso da professora Carolina e das crianças da faixa etária 3 da EMEI João de Barro, de Novo Hamburgo/RS; |
Resumo |
Este estudo buscou compreender como uma professora de educação infantil de uma escola pública participante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI desenvolve sua prática pedagógica de modo que favoreça às crianças a articularem seus saberes e experiências com o conhecimento sócio-histórico. Partindo-se da hipótese que currículo é ação produzida entre crianças e adultos e, para alcançar um modo de fazer que responda àquilo que é proposto por ele, é necessário olhar para duas dimensões: (1) reconhecer a criança como centro do processo educativo e a natureza de sua aprendizagem; (2) oportunizar à criança as condições externas a partir de um adulto que responda às suas iniciativas. A concepção curricular vigente, amparada na legislação brasileira, foi o ponto de partida e farol orientador deste estudo. Assim, foi traçado, brevemente, o percurso histórico da educação infantil desde a Constituição Federativa do Brasil, de 1988, até a homologação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, de 2017, a partir de Oliveira (2010; 2013); Guimarães (2011); Fochi (2013; 2015a; 2015b; 2016; 2019; 2020a; 2020b; 2021a; 2021b; 2022a; 2022b; 2023); Pecoits (2021); e, Fochi e Heming (2023). A partir disso, empreendeu-se uma discussão acerca da aprendizagem da criança, sustentada especialmente nas contribuições de Dewey (1940; 1959; 1965; 1971; 2002; 2008); Dennison (1972); Rogoff (1993); Bruner (1996; 1997; 2001; 2006; 2008; 2013); Brougère (2013a; 2013b; 2013c); Morin (2021); Infantino (2022); e, Ingold (2022) explorando conceitos como curiosidade, experiência, agência da criança, construção de significados, práticas sociais e vida cotidiana e, construção do conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso instrumental único (CRESWELL, 2014). Assim, o caso da investigação foi como a professora referência Carolina apoia e promove a aprendizagem das crianças da faixa etária 3, da Escola Municipal de Educação Infantil João de Barro, integrante do OBECI, pautado na análise de notas de campo e protocolo observacional, entrevistas, fotografias, vídeos e documentos como o processo documental e as comunicações produzidos pela professora e pelas crianças, bem como a proposta político pedagógica da escola. Do processo de análise de dados desta pesquisa, com base em Creswell e Creswell (2021), considerando a triangulação de dados proposta por Yin (2015), emergiram duas categorias analíticas: A primeira categoria convida a reflexão sobre a oferta de condições feita pela professora Carolina às crianças da faixa etária 3, especialmente, aquelas que estão relacionadas a organização do contexto educativo e perpassam os organizadores da ação pedagógica – espaço, materiais, tempo, grupos e relação adulto e criança. A segunda, discute às escolhas, convites e posturas assumidas pela professora, em relação a vida cotidiana e as investigações conduzidas junto das crianças. Ambas, na busca por favorecer a articulação dos saberes e experiências das crianças com o patrimônio sócio-histórico.; |
Abstract |
This study aimed to understand how a kindergarten teacher at a public school participating of the Observatório da Cultura Infantil - OBECI develops her pedagogical practice so that it encourages children to combine their knowledge and experiences with socio-historical knowledge. Based on the hypothesis that the syllabus is an action produced between children and adults and that to achieve a way of doing things that meets what it proposes, it is necessary to look at two dimensions: (1) recognize the child as the center of the educational process and the nature of their learning; (2) providing children with the external conditions from an adult who responds to their initiatives. The current curricular conception, supported by Brazilian legislation, was a starting point and guiding light of this study. Thus, the history of early childhood education was briefly outlined: from the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, until the passing of the National Common Core Curriculum for Early Childhood Education in 2017, based on Oliveira (2010; 2013); Guimarães (2011); Fochi (2013; 2015a; 2015b; 2016; 2019; 2020a; 2020b; 2021a; 2021b; 2022a; 2022b; 2023); Pecoits (2021); and Fochi and Heming (2023). A discussion about children’s learning ensued, based especially on the contributions of Dewey (1940; 1959; 1965; 1971; 2002; 2008); Dennison (1972); Bruner (1996; 1997; 2001; 2006; 2008; 2013); Rogoff (1993); Brougère (2013a; 2013b; 2013c); Morin (2021); Infantino (2022); and Ingold (2022), exploring concepts such as curiosity, experience, children’s agency, the construction of meanings, social practices and everyday life, and the construction of knowledge. The research, of a qualitative nature, ensued from a single instrumental case study (CRESWELL, 2014). Therefore, the case of this investigation regarded how the reference teacher Carolina supports and promotes the learning of children in the age group 3 at the Municipal School of Early Childhood Education João de Barro, a member of OBECI, based on the analysis of field notes and observational protocol, interviews, photographs, videos and documents such as the documentary process and communication produced by the teacher and the children, as well as the school's political pedagogical proposal. From the data analysis process of this research, based on Creswell and Creswell (2021), considering the data triangulation proposed by Yin (2015), two analytical categories emerged: the first refers to the provision of conditions. The first one invites us to reflect on the conditions provided by teacher Carolina to the children in the 3 year-old group, especially those related to the organization of the educational context, and which encompass the organizers of pedagogical action – space, materials, time, groups, and the adult-child relationship. The second category discusses the choices, invitations, and the attitude taken by the teacher in relation to everyday life and the investigations conducted with the children. Both seek to promote the articulation of the children’s knowledge and experience with socio-historical heritage.; |
Palavras-chave |
Educação infantil; Currículo; Criança; Professor; Prática pedagógica; Aprendizagem; Child education; Syllabus; Child; Teacher; Pedagogical practices; Learning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-03-25; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13193; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |