RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação Física e capoeira: quando a educação para as relações étnico-raciais entra na roda

Mostrar registro simples

Autor Leão, Ester Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5607270481033251;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação Física e capoeira: quando a educação para as relações étnico-raciais entra na roda;
Resumo Esta Dissertação tem como objetivo investigar as relações entre Educação Física, ERER e Capoeira e buscou responder como se configura a ERER por meio do trabalho da Capoeira nas escolas em que professores/as de Educação Física atuam. A investigação foi realizada tendo como campo empírico as respostas formuladas ao longo das entrevistas com uma professora e três professores de Educação Física e capoeiristas que trabalham em escolas de Porto Alegre, sob o aporte metodológico da História Oral. A pesquisa permitiu observar que: a Capoeira e a formação em Capoeira são entendidas de maneira ampla nas trajetórias dos/da capoeiristas entrevistados, marcada por elementos vivenciais além da universidade; a formação acadêmica pode dialogar com a formação em Capoeira; a Capoeira é uma manifestação cultural que deve fazer parte da formação de professores de Educação Física, bem como a ERER; a implementação da ERER é uma escolha ética e política e que exige que todos/as educadores/as estejam empenhados/as; a Capoeira deveria estar em todas as escolas públicas, além das particulares; a questão de gênero na Capoeira ainda é um desafio para as mulheres; o trabalho da Educação Física deve ser pautado na democratização do ensino, além de entender e tratar o corpo na relação com o contexto sociocultural; há um desejo de maior valorização profissional para os/as professores/as capoeiristas; e que o processo de branqueamento que ocorreu na Capoeira ao longo de sua história foi marcado por fatores que a caracterizam como ela é hoje, contendo em seu âmago as contradições que retratam a sociedade.;
Abstract This Dissertation has the general objective of investigating the relationships between Physical Education, ERER and Capoeira and sought to answer how ERER is configured through the work of Capoeira in schools where Physical Education teachers work. The investigation was carried out using as an empirical field the answers formulated during interviews with a teacher and three Physical Education teachers and capoeiristas who work in schools in Porto Alegre, under the methodological support of Oral History. The research allowed us to observe: Capoeira and training in Capoeira are understood in a broad way in the trajectories of the capoeiristas interviewed, marked by experiential elements beyond the university; academic training can dialogue with training in Capoeira; Capoeira is a cultural manifestation that should be part of the training of Physical Education teachers, as well as ERER; implementing ERER is an ethical and political choice and requires that all educators are committed; Capoeira should be in all public schools, in addition to private ones; the gender issue in Capoeira is still a challenge for women; the work of Physical Education must be based on the democratization of teaching, in addition to understanding and treating the body in relation to the sociocultural context; there is a desire for greater professional development for capoeirista teachers; and that the whitening process that occurred in Capoeira throughout its history was marked by factors that characterize it as it is today and contains at its core the contradictions that portray society.;
Palavras-chave Educação para as Relações Étnico-Raciais; Educação antirracista; Educação Física; Capoeira; Education for Ethnic-Racial Relations; Anti-racist education; Physical Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13188;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística