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Cartografias do feminino: ocupações de si e do mundo a partir da escrita na EJA

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Autor Barreto, Carine Menna;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5620540488387437;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cartografias do feminino: ocupações de si e do mundo a partir da escrita na EJA;
Resumo Contar uma experiência por meio da própria experiência. Essa é a intenção que se mostra no exercício da escrita deste trabalho, que teve por objetivo estudar de que modos mulheres estudantes da EJA se ocupam de si a partir de suas escritas e das escritas de outras mulheres. Partiu-se da perspectiva da filosofia da diferença e dos estudos feministas para analisar as práticas discursivas a respeito das concepções do feminino, destacando questões históricas, culturais e sociais na realização de um estudo sobre as mulheres e a escrita, considerando como se articulam as relações de saber-poder e os seus efeitos de subjetivação. A metodologia teve inspiração na cartografia, por meio de experimentações em oficinas de leitura literária e escrita, com uma turma de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública da cidade de São Leopoldo/RS. Procurou-se estabelecer uma relação entre gênero, escrita e escola, articulando esses conceitos a partir das teorizações de Michel Foucault sobre o cuidado de si, a escrita de si e a ocupação de si. Apesar da impossibilidade de narrar uma experiência, esse texto é uma tentativa de articular autoras/es e fragmentos advindos dos encontros proporcionados na trajetória de pesquisa. Nessa pesquisa-oficinagem foram realizadas experimentações filosóficas a partir de obras literárias de autoria feminina. Alguns dos elementos que compõem essa escrita são as relações de gênero, as interseccionalidades, a escola e o pensamento filosófico, com os quais busco dialogar inspirada nas narrativas e escritas das alunas e dos alunos que me acompanharam nesse percurso. Escritas essas marcadas pela raiva e pelo sofrimento e como uma possibilidade de fazer-outra. Escritas atravessadas por narrativas femininas ao longo das histórias das estudantes da EJA. Escritas que abrem um tempo e um espaço na educação de Jovens e Adultos, tão marcada pelo pragmatismo e aceleração, para ocuparem-se consigo e com as demais. Um tempo que proporcionou sentir mais uma vez, pensar mais uma vez e tomar a discussão sobre o feminino para estudo no espaço coletivo da sala de aula por meio da escrita. Ao longo dessa pesquisa-experiência-oficinagem, os desdobramentos demarcam a potência da relação entre educação, filosofia e literatura feminina, a qual provoca rupturas, descontinuidades, transformações, ocupações e abre brechas à constituição de outros modos de existência.;
Abstract Tell an experience through your own experience. This is the intention that is shown in the exercise of writing this work, which aimed to study in what ways women students of EJA deal with themselves from their writings and the writings of other women. It was based on the perspective of the philosophy of difference and feminist studies to analyze discursive practices regarding the conceptions of the feminine, highlighting historical, cultural and social issues in the realization of a study on women and writing, considering how the relations of knowledge-power and their effects of subjectivation are articulated. The methodology was inspired by cartography, through experiments in literary reading and writing workshops, with a class of Elementary School of Youth and Adult Education (EJA), from a public school in the city of São Leopoldo/RS. We sought to establish a relationship between gender, writing and school, articulating these concepts from Michel Foucault's theorizations about selfcare, self-writing and self-occupation. Despite the impossibility of narrating an experience, this text is an attempt to articulate authors and fragments arising from the meetings provided in the research trajectory. In this research-office, philosophical experiments were carried out from literary works of female authorship. Some of the elements that make up this writing are gender relations, intersectionalities, school and philosophical thought, with which I seek to dialogue inspired by the narratives and writings of the students and students who accompanied me on this path. These writings marked by anger and suffering and as a possibility to do-another. Writings crossed by female narratives throughout the stories of EJA students. Writings that open a time and a space in the education of Young People and Adults, so marked by pragmatism and acceleration, to occupy themselves with themselves and the others. A time that allowed to feel once again, think once again and take the discussion about the feminine for study in the collective space of the classroom through writing. Throughout this research- experience-office, the developments demarcate the power of the relationship between education, philosophy and female literature, which causes ruptures, discontinuities, transformations, occupations and opens gaps to the constitution of other modes of existence.;
Palavras-chave Escrita feminina; Cuidado de si; Ocupação de si; Gênero e educação; EJA; Female writing; Self-care; Self-occupation; Gender and education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13181;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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