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Práticas docentes para enfrentamento de desigualdades educacionais em uma escola estadual de ensino médio do município de São Leopoldo/RS no contexto pandêmico

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Autor Grohe, Carina Aparecida;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2033504121187296;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Co-orientador Pasinato, Darciel;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0365700249114929;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas docentes para enfrentamento de desigualdades educacionais em uma escola estadual de ensino médio do município de São Leopoldo/RS no contexto pandêmico;
Resumo A pandemia de COVID-19 e o isolamento social serviram como lentes de aumento e acentuaram as desigualdades sociais, fazendo com que aqueles que encontravam na escola um espaço público com oportunidades para todos, se vissem praticamente isolados de qualquer tipo de acesso à educação. O cenário contemporâneo da educação no Brasil já configurava inúmeras crises e demandas no contexto anterior ao pandêmico. Diante disso, esta pesquisa trata de práticas docentes no período pandêmico para enfrentamento das desigualdades educacionais de estudantes. A pesquisa tem o objetivo geral de compreender as práticas docentes em tempos pós-pandêmicos e as relações com o enfrentamento de desigualdades educacionais dos estudantes de uma escola pública estadual de Ensino Médio de São Leopoldo/RS. Já, os objetivos específicos são: identificar e registrar as práticas docentes antes, durante o período pandêmico (2020/2021) e pós-pandêmico, especificamente no ano de 2022; mapear as percepções dos docentes sobre a relação das suas práticas e as influências nos percursos escolares dos estudantes; e analisar as práticas docentes e as suas percepções à luz da literatura. No referencial teórico, trago os conceitos de “prática docente” e “sucesso e insucesso escolar” sob a ótica de vários autores clássicos e contemporâneos. A dissertação buscou responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais as relações das práticas docentes com o enfrentamento das desigualdades educacionais dos estudantes do Ensino Médio no período pós-pandemia (2022) em uma escola estadual de Ensino Médio no município de São Leopoldo? O estudo foi de abordagem qualitativa, mais especificamente um Estudo de Caso, com a produção de um Estado do Conhecimento, aplicação de questionário e realização de entrevistas com docentes. A metodologia utilizada nesta pesquisa, inicia-se com a Revisão de Literatura inspirada no Estado do Conhecimento; a escolha pelo método de Estudo de Caso através de questionário com docentes e entrevistas reflexivas com os mesmos docentes. A análise dos resultados obtidos pelos instrumentos da pesquisa baseou-se na Análise de Conteúdo, no qual constatou-se que os docentes pesquisados não mudaram suas práticas docentes após o período de retorno das aulas presenciais, no pós-pandemia. Os professores tiveram que se preocupar com diversos fatores tais como a implementação de aplicativos para as aulas remotas e conectividade dos estudantes, deixando a elaboração de práticas docentes qualificadas em segundo plano. No retorno às aulas presenciais, docentes tiveram que receber os estudantes com problemas emocionais e com “vícios” de mau uso das tecnologias digitais. A formação oferecida aos professores pelos gestores foi insuficiente e a formação a partir da experiência ocasionada pela pandemia não ocorreu de forma substancial. As práticas docentes, juntamente com fatores socioeconômicos, entre outros, têm relação com as desigualdades educacionais, mas é preciso boa formação inicial e continuada dos docentes e valorização da educação pelo poder público, o qual necessita se responsabilizar pelas ferramentas para que os professores possam exercer suas práticas com qualidade, sem sobrecarga profissional.;
Abstract The COVID-19 pandemic and social isolation have served as magnifying glasses and have accentuated social inequalities, so that those who found school to be a public space with opportunities for all have found themselves practically isolated from any kind of access to education. The contemporary scenario of education in Brazil was already shaped by numerous crises and demands in the context prior to the pandemic. In view of this, this research deals with teaching practices in the post-pandemic period to address the educational inequalities of students. The overall aim of the research is to understand teaching practices in post-pandemic times and their relationship with tackling educational inequalities among students at a state secondary school in São Leopoldo/RS. The specific objectives are: to identify teaching practices before, during the pandemic period (2020/2021) and post-pandemic, specifically in the year 2022; to map teachers perceptions of the relationship between their practices and the influences on students school trajectories; and to analyze teaching practices and their perceptions in the light of the literature. The theoretical framework includes the concepts of "teaching practice" and "school success and failure" from the point of view of various classic and contemporary authors. The dissertation sought to answer the following research question: what are the relationships between teaching practices and tackling the educational inequalities of high school students in the post-pandemic period (2022) in a state high school in the municipality of São Leopoldo? To answer this question and its objectives, a qualitative study was carried out, more specifically a Case Study, with the production of a State of Knowledge, the application of a questionnaire and interviews with teachers. The methodology used in this research begins with the Literature Review inspired by the State of Knowledge; the choice of the Case Study method through a questionnaire with teachers and reflective interviews with the same teachers. The analysis of the results obtained by the research instruments was based on Content Analysis, which found that the teachers surveyed did not change their teaching practices after the return to face-to-face classes in the post-pandemic period. Teachers had to worry about various factors such as implementing applications for remote classes and student connectivity, leaving the development of qualified teaching practices in the background. When teachers returned to face-toface classes, they had to deal with students with emotional problems and "addictions" to the misuse of digital technologies. The training offered by managers was insufficient and training based on the experience of the pandemic did not take place in any substantial way. Teaching practices, along with socio-economic factors, among others, are related to educational inequalities, but there is a need for good initial and continuing training for teachers and for education to be valued by the public authorities, which need to take responsibility for the tools so that teachers can carry out their practices with quality, without professional overload.;
Palavras-chave Educação; Práticas docentes; Ensino médio; Desigualdades educacionais; Education; Teaching practices; High school; Educational inequalities;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13180;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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