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De qual pedagogia falamos?: tensionamentos na relação ensino médio e educação técnica de nível médio na perspectiva da formação integral orientada pela justiça curricular

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Autor Tavares, Ana Carina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9260721535930329;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título De qual pedagogia falamos?: tensionamentos na relação ensino médio e educação técnica de nível médio na perspectiva da formação integral orientada pela justiça curricular;
Resumo Esta tese, vinculada à linha de pesquisa Educação, História e Políticas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, situa-se no campo das políticas educacionais com enfoque no ensino médio e na educação profissional. Tem por objetivo compreender a pedagogia e os tensionamentos na relação do ensino médio e da educação técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral orientada pela justiça curricular a partir da Lei 13.415/2017. Assentada na concepção teórica epistemológica com a teoria da complexidade (MORIN, 2006), essa pesquisa qualitativa tem como métodos a pesquisa bibliográfica e documental, e se efetiva a partir de uma triangulação de dados: documentos legais, publicações científicas e matérias divulgadas em canais de comunicação, tendo como estratégia de pesquisa a análise documental e de conteúdo. A discussão teórica é sustentada com base nos conceitos de educação unitária (GRAMSCI, 1968-1999); formação integral (TEIXEIRA, 1996; CAVALIERE, 2002; MOLL, 2012; RAMOS, 2007); educação de qualidade (ESTEVÃO, 2004; CASASSUS, 2007); justiça curricular (SANTOMÉ, 2013; LEITE, 2016, FRITSCH; LEITE, 2019) e pedagogia (CHARLOT, 2019; 2020; LIBÂNEO, 2001). A relação do ensino médio e da educação técnica de nível médio instituída pela Lei nº 13.415/2017, na chamada “reforma do novo ensino médio”, preserva um esvaziamento pedagógico e tem por consequência um distanciamento da formação integral orientada pela justiça curricular. Isso se confirma em cada documento analisado e na análise triangular de todos dados dessa pesquisa. A relação educativa entre o ensino médio e a educação técnica de nível médio, instituída na Lei nº 13.415/2017, é uma história recorrente que sofre metamorfoses que atendem a novas configurações e discursos– lógica do desempenho, da competência (CHARLOT, 2020) e da modernização (LAVAL, 2019). Essa relação evidência a ausência de uma pedagogia contemporânea (CHARLOT, 2020) que por consequência, potencializa a fragilidade curricular e formativa do ensino médio e da educação técnica de nível médio. Essa ausência poderá ser enfrentada a partir da consolidação de uma pedagogia contemporânea que tenha como referência uma formação integral (orientada pela justiça curricular.;
Abstract This thesis, carried out to the Education, History and Policies research line of the Postgraduate Program in Education at the University of Vale do Rio dos Sinos, is located in the field of educational policies with a focus on secondary education and professional education. It aims to understand the pedagogy and tensions in the relation between secondary education and secondary technical education from the perspective of comprehensive training guided by curricular justice of Brazilian law 13,415/2017. Based on the epistemological theoretical conception with complexity theory (Morin, 2006). Qualitative research, with an exploratory character as bibliographic and documentary research methods, carried out from a triangulation of data: legal documents, scientific publications and materials published in communication channels, using document and content analysis as a research strategy. The theoretical discussion is supported based on the concepts of unitary education (GRAMSCI, 1968-1999); comprehensive training (TEIXEIRA, 1996; CAVALIERE, 2002; MOLL, 2012; RAMOS, 2007); quality education (ESTEVÃO, 2004; CASASSUS, 2007); curricular justice (Santomé, 2013; Leite, 2016; Fritsch; Leite, 2019) and pedagogy (CHARLOT, 2019; 2020; LIBÂNEO, 2001). The relation between secondary education and secondary technical education established by the Brazilian law 13,415/2017, in the so-called “reform of the new secondary education”, preserves a pedagogical emptying and results in a distance from comprehensive training guided by curricular justice. This is confirmed in each document analyzed and in the triangular analysis of all data from this research. The educational relation between secondary education and secondary technical education, established in the Brazilian law 13,415/2017, is a recurring story that undergoes metamorphoses that meet new configurations and discourses – logic of performance, competence (CHARLOT, 2020) and modernization (LAVAL, 2019). This relation highlights the absence of a contemporary pedagogy (CHARLOT, 2020) which, consequently, enhances the curricular and training fragility of secondary education and technical education at secondary level. This absence can be addressed through the consolidation of a contemporary pedagogy that has as its reference an integral training guided by curricular justice.; Esta tesis, vinculada a la línea de investigación Educación, Historia y Políticas del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Vale do Rio dos Sinos, se ubica en el campo de las políticas educativas con enfoque en la educación secundaria y la educación profesional. Tiene como objetivo comprender la pedagogía y las tensiones en la relación entre la educación secundaria y la educación secundaria técnica desde la perspectiva de una formación integral guiada por la justicia curricular basada en la Ley 13.415/2017. Basado en la concepción teórica epistemológica con la teoría de la complejidad (MORIN, 2006). Investigación cualitativa, de carácter exploratorio como métodos de investigación bibliográfica y documental, realizada a partir de una triangulación de datos: documentos legales, publicaciones científicas y materiales publicados en canales de comunicación, utilizando como estrategia de investigación el análisis documental y de contenido. La discusión teórica se sustenta en los conceptos de educación unitaria (GRAMSCI, 1968-1999); formación integral (TEIXEIRA, 1996; CAVALIERE, 2002; MOLL, 2012; RAMOS, 2007); educación de calidad (ESTEVÃO, 2004; CASASSUS, 2007); justicia curricular (SANTOMÉ, 2013; LEITE, 2016, FRITSCH; LEITE, 2019) y pedagogía (CHARLOT, 2019; 2020; LIBÂNEO, 2001). La relación entre educación secundaria y educación secundaria técnica establecida por la Ley 13.415/2017, en la llamada “reforma de la nueva educación secundaria”, preserva un vaciamiento pedagógico y resulta en un alejamiento de una formación integral guiada por la justicia curricular. Así se confirma en cada documento analizado y en el análisis triangular de todos los datos de esta investigación. La relación educativa entre la educación secundaria y la educación secundaria técnica, establecida en la Ley 13.415/2017, es una historia recurrente que sufre metamorfosis que encuentran nuevas configuraciones y discursos – lógicas de desempeño, competencia (CHARLOT, 2020) y modernización (LAVAL, 2019). Esta relación pone de relieve la ausencia de una pedagogía contemporánea que, en consecuencia, potencia la fragilidad curricular y formativa de la educación secundaria y la educación técnica en el nivel secundario. Esta ausencia puede abordarse mediante la consolidación de una pedagogía contemporánea (que tenga como referente una formación integra guiada por la justicia curricular.;
Palavras-chave Ensino médio; Educação técnica de nível médio; Pedagogia; High school; Secondary technical education; Pedagogy; Escuela secundaria; Educación técnica secundaria; Pedagogía;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-03-25;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13178;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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