Autor |
Gatto, Danuza Cristina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8504236740739611; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9462952469104050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A contribuição dos saberes pedagógicos na constituição do enfermeiro docente; |
Resumo |
O cenário do ensino superior tem proporcionado importantes discussões sobre a atividade docente, passando pelas competências pedagógicas, científicas, didáticas e pela formação de professores. Frente à relevância do tema, o objetivo geral desta pesquisa buscou analisar os saberes pedagógicos do professor de enfermagem do ensino superior. A partir dos objetivos traçados, pôde-se responder à pergunta que norteou a pesquisa: de que maneira os saberes pedagógicos contribuem para a constituição do enfermeiro docente? Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com sete enfemeiras docentes de instituições privadas do Rio Grande do Sul/RS. As entrevistas foram transcritas, categorizadas e analisadas, conforme método do autor Roque Moraes (1999). As categorias sugeridas respondem aos objetivos propostos, bem como à pergunta norteadora, evidenciando a fragilidade na formação pedagógica do enfermeiro docente que ingressa na docência mediante sua experiência profissional como enfermeiro. Diante de tais reflexões, construiu-se um roteiro de estimulação à formação ao enfermeiro docente a partir dos achados na análise de dados.; |
Abstract |
The higher education scenario has provided important discussions about teaching activities, including pedagogical, scientific, didactic skills and teacher training. Given the relevance of the topic, the general objective of the research sought to analyze the pedagogical knowledge of higher education nursing professors. Based on the objectives outlined, it was possible to answer the question that guided this research: how does pedagogical knowledge contribute to the constitution of the teaching nurse? Methodologically, the research was carried out based on interviews with seven teaching nurses from private institutions in Rio Grande do Sul/RS. They were transcribed, categorized and analyzed, according to the method of author Roque Moraes. In view of the data analysis, the need to reflect on teaching knowledge added to teacher training became evident. The proposed categories provide answers to the proposed objectives, as well as the guiding question. In view of such reflections, a script was created to encourage training for nursing teachers, based on findings from data analysis.; |
Palavras-chave |
Ensino superior; Enfermeiro docente; Docência; Conhecimentos pedagógicos; Higher education; Teaching nurse; Teaching; Pedagogical knowledge; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-11-10; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13005; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |