Resumo:
O cenário do ensino superior tem proporcionado importantes discussões sobre a atividade docente, passando pelas competências pedagógicas, científicas, didáticas e pela formação de professores. Frente à relevância do tema, o objetivo geral desta pesquisa buscou analisar os saberes pedagógicos do professor de enfermagem do ensino superior. A partir dos objetivos traçados, pôde-se responder à pergunta que norteou a pesquisa: de que maneira os saberes pedagógicos contribuem para a constituição do enfermeiro docente? Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com sete enfemeiras docentes de instituições privadas do Rio Grande do Sul/RS. As entrevistas foram transcritas, categorizadas e analisadas, conforme método do autor Roque Moraes (1999). As categorias sugeridas respondem aos objetivos propostos, bem como à pergunta norteadora, evidenciando a fragilidade na formação pedagógica do enfermeiro docente que ingressa na docência mediante sua experiência profissional como enfermeiro. Diante de tais reflexões, construiu-se um roteiro de estimulação à formação ao enfermeiro docente a partir dos achados na análise de dados.