Autor |
Oliveira, Rita Maria Gonçalves de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9118439116645729; |
Orientador |
Martins, Maria Cristina Bohn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5651326902924392; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Frei Lourenço de Alcântara: um capuchinho entre os indígenas do alto sertão maranhense (1910-1935); |
Resumo |
Esta tese analisou os processos, os objetivos, os meios e os resultados das ações de
evangelização dos capuchinhos lombardos entre os indígenas no Maranhão. Para isso tomamos a trajetória de Frei Lourenço de Alcântara, como uma via de acesso para compreensão de questões mais amplas envolvendo o Estado, a Igreja Católica, a Missão Capuchinha e as sociedades indígenas no Maranhão nas primeiras décadas do século XX. A justificativa da temática parte de experiências no Grupo de Pesquisa em História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos, do Curso de Pedagogia, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Projeto de Formação Continuada de Professores Indígenas Krikati (2007) da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), os quais nos conduziram a investigar a atuação de Frei Lourenço de Alcântara junto aos indígenas. O objeto do estudo foi a trajetória de Frei Lourenço de Alcântara que ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) e direcionou seu trabalho aos indígenas. Elegemos como recorte temporal da pesquisa o período de 1910-1935. Destarte, expomos a tese de que a evangelização dos indígenas do alto sertão maranhense aconteceu por meio de um processo educativo – ação catequética-pedagógica –, por exemplo, através das “missões volantes” ou “desobrigas”, uma das finalidades dos Capuchinhos. Tomamos como fundamentação teórica os trabalhos de Nembro (1955), Iriarte (1985), Oliveira (1988; 2016), Ginzburg (1989), Gianellini (1993), Amoroso (1998; 2014), Zagonel (2001), Azzi (2008; 1992), Fragoso (2008), Miceli (2009), Farge (2009), Carvalho (2017), Sousa (2022), dentre outros. Realizamos pesquisa em fontes primárias nos livros de Tombo das paróquias de Barra do Corda, Grajaú, Carolina e Imperatriz, relatórios escritos, cartas, ofícios ao governo, documentos oficiais da Ordem, relatos das “desobrigas” e crônicas escritas pelos capuchinhos encontradas no arquivo particular do Convento de Nossa Senhora do Carmo em São Luís – Maranhão, assim como, em jornais da época da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Os resultados da pesquisa assinalam o
protagonismo de Frei Lourenço de Alcântara em sua “trajetória incomum” tanto na vida
pessoal, quanto na formação acadêmica fora do Brasil; seu ingresso na Ordem, nos lugares em que atuou no trabalho missionário de evangelização pela ação catequética-pedagógica, com indígenas, fortalecendo as experiências do apostolado no alto sertão maranhense, como parte da Missão Capuchinha.; |
Abstract |
This thesis analyzed the processes, objectives, means and results of the evangelization actions of the Lombard Capuchins among the indigenous people in Maranhão. For this, we take the trajectory of Friar Lourenço de Alcântara, as an access route to understanding broader issues involving the State, the Catholic Church, the Capuchin Mission and indigenous societies in Maranhão in the first decades of the twentieth century. The justification of the theme comes from experiences in the Research Group on History of Institutions, Educational Practices and Historical Subjects, of the Pedagogy Course, of the Imperatriz Science Center (CCIM) of the Federal University of Maranhão (UFMA) and in the Continuing Education Project of Krikati Indigenous Teachers (2007) from the Faculty of Education Santa Terezinha (FEST), which led us to investigate the work of Friar Lourenço de Alcântara with the indigenous people. The object of study was the trajectory of Friar Lourenço de Alcântara who joined the Order of Friars Minor Capuchins (OFMCap) and directed his work to the indigenous people. We chose the period from 1910-1935 as a time frame for the research. Thus, we expose the thesis that the evangelization of the indigenous people of the upper hinterland of Maranhão happened through an educational process – catechetical-pedagogical action –, for example, through “flying missions” or “desobrigas”, one of the purposes of the Capuchins. We take as theoretical foundation the works of Nembro (1955), Iriarte (1985), Oliveira (1988; 2016), Ginzburg (1989), Gianellini (1993), Amoroso (1998; 2014), Zagonel (2001), Azzi (2008; 1992), Fragoso (2008), Miceli (2009), Farge (2009), Carvalho (2017), Sousa (2022), among others. We carried out research in primary sources in the Tombo books of the parishes of Barra do Corda, Grajaú, Carolina and Imperatriz, written reports, letters, letters to the government, official documents of the Order, reports of the “desobrigas” and chronicles written by the Capuchins found in the private archive from the Convent of Nossa Senhora do Carmo in São Luís – Maranhão, as well as in newspapers from the period of the Digital Hemeroteca of the National Library. The results of the research indicate the protagonism of Friar Lourenço de Alcântara in his “unusual trajectory” both in his personal life and in his academic training outside Brazil; his entry into the Order, in the places where he worked in the missionary work of evangelization through catechetical-pedagogical action, with indigenous people, strengthening the experiences of the apostolate in the upper hinterland of Maranhão, as part of the Capuchin Mission.; |
Palavras-chave |
Friar Lourenço de Alcântara; Missão Capuchinha; Indígenas no Maranhão; Ação catequética-pedagógica; Capuchin mission; Indigenous people in Maranhão; Catechetical-pedagogical action; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-08-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12954; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |