RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O coordenador pedagógico na formação continuada baseada na multiplicação por grupos

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Alvarenga, Fernanda Sanes;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0601694367477303;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O coordenador pedagógico na formação continuada baseada na multiplicação por grupos;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a formação continuada docente e o papel do coordenador pedagógico. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver e aplicar um plano de formação continuada, que estimule o protagonismo docente, por meio da metodologia da Multiplicação por Grupos. A fundamentação teórica segue na direção da escola no contexto atual, o conceito de gestão, coordenador pedagógico e formação continuada. A pesquisa foi realizada no Colégio Marista Graças, pertencente à Rede Marista e localizado no município de Viamão/RS. Participaram da pesquisa 23 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Marista Graças de todos os componentes curriculares. O procedimento adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa). Os dados foram coletados por meio de questionários e de diário de campo. Posteriormente, foram tratados via análise de conteúdo e análise descritiva, respectivamente. Os resultados indicam que é possível que o coordenador pedagógico desenvolva um planejamento de formações continuadas que estimule o protagonismo docente através da metodologia baseada na Multiplicação por Grupos. Assim, a pesquisa apresenta como produto final uma Proposta Norteadora para que o Coordenador Pedagógico faça o Planejamento de Formações Continuadas Docentes a partir da Metodologia da Multiplicação por Grupos. Esta dissertação reforça a importância do papel do coordenador pedagógico nas escolhas e no desenvolvimento das formações continuadas.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research presents a study on continuing teacher education and the role of the pedagogical coordinator. The general objective of the research is to develop and apply a continuing education plan, which encourages teacher protagonism, through the methodology of Multiplication by Groups. The theoretical foundation follows in the direction of the school in the current context, the concept of management, pedagogical coordinator and continuing education. The research was carried out at Colégio Marista Graças, belonging to Rede Marista and located in the municipality of Viamão/RS. 23 teachers from the Final Years of Elementary School and High School at Colégio Marista Graças, to all curricular components, participated in the research. The procedure adopted was the case study, with a mixed approach (quantitative and qualitative). Data were collected through questionnaires and a field diary. Subsequently, they were treated via content analysis and descriptive analysis, respectively. The results indicate that it is possible for the pedagogical coordinator to develop a plan for continuing education that encourages teacher protagonism through the methodology based on Multiplication by Groups. Thus, the research presents as a final product a Guiding Proposal for the Pedagogical Coordinator to carry out the Planning of Continuing Teacher Training based on the Methodology of Multiplication by Groups. This dissertation reinforces the importance of the role of the pedagogical coordinator in the choices and development of continuing education.;
metadataTrad.dc.subject Formação continuada; Coordenador pedagógico; Gestão educacional; Escola privada; Protagonismo docente; Continuing education; Pedagogical coordinator; Educational management; Private school; Teaching protagonism;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-09-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Bolsa CTIE;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12948;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics