Abstract:
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a formação continuada docente e o papel do coordenador pedagógico. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver e aplicar um plano de formação continuada, que estimule o protagonismo docente, por meio da metodologia da Multiplicação por Grupos. A fundamentação teórica segue na direção da escola no contexto atual, o conceito de gestão, coordenador pedagógico e formação continuada. A pesquisa foi realizada no Colégio Marista Graças, pertencente à Rede Marista e localizado no município de Viamão/RS. Participaram da pesquisa 23 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Marista Graças de todos os componentes curriculares. O procedimento adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa). Os dados foram coletados por meio de questionários e de diário de campo. Posteriormente, foram tratados via análise de conteúdo e análise descritiva, respectivamente. Os resultados indicam que é possível que o coordenador pedagógico desenvolva um planejamento de formações continuadas que estimule o protagonismo docente através da metodologia baseada na Multiplicação por Grupos. Assim, a pesquisa apresenta como produto final uma Proposta Norteadora para que o Coordenador Pedagógico faça o Planejamento de Formações Continuadas Docentes a partir da Metodologia da Multiplicação por Grupos. Esta dissertação reforça a importância do papel do coordenador pedagógico nas escolhas e no desenvolvimento das formações continuadas.