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Racismo nos meios de comunicação: um estudo sobre a representação negra nas telenovelas brasileiras

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Autor Garcia, Vagner Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6906606890176237;
Orientador Vieira, Miriam Steffen;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1962233945232825;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Racismo nos meios de comunicação: um estudo sobre a representação negra nas telenovelas brasileiras;
Resumo A telenovela brasileira possui longa tradição na cultura televisiva nacional, sendo um dos produtos midiáticos mais consumidos nas residências dos brasileiros. O presente trabalho discute as formas de representação de personagens negros em telenovelas, bem como a pouca presença de atores negros nas tramas novelísticas. Partindo de uma novela específica – Segundo Sol-, transmitida pela Rede Globo no ano de 2018, apresenta as problemáticas raciais presentes dentro da trama e também suas implicações fora desse contexto. Para tanto, a pesquisa foi amparada em metodologia qualitativa. Foi utilizada a análise de conteúdo, guiada pelas contribuições de autores(as) como Silvio de Almeida (2019), Lilia Schwarcz (2011) e Kabengele Munanga (2010), para compreender os aspectos históricos, sociais e ideológicos do racismo; bem como as contribuições de autores(as) como Stuart Hall, Muniz Sodré, Winnie Bueno e Maria Aparecida Bento, para uma análise de aspectos de diferenciação presentes na mídia e as dimensões culturais que a racialização produz na circulação de imagens e discursos. A etnografia da tela foi a estratégia metodológica utilizada para a análise dos capítulos da telenovela, com o objetivo de ir além do texto presente na trama e atentar ao contexto no qual a produção estava inserida. A análise da trama selecionada evidenciou a persistência da subrepresentação negra em produções novelísticas. Entretanto, a partir de análise bibliográfica e empírica, foi possível sinalizar um avanço dessas pautas no contexto midiático, mesmo considerando o caráter mercadológico presente na utilização de pautas que visam representatividade. Esta pesquisa demonstrou que, apesar de ser possível apontar para possíveis mudanças, parece ser incompatível a luta por igualdade dentro de um contexto social de exploração que se baseia em uma lógica economicista. Argumentei que, apesar da importância dos movimentos negros na luta por representação, a mudança estrutural necessária não se fará a partir de pequenas alterações nos elencos. Por fim, assinalei para as iniciativas de mídias contra-hegemônicas e a busca constante por uma nova forma de produção de conteúdo que leve em conta a relação sensível do outro como sujeito, bem como políticas públicas que visem transformações reais na forma e no conteúdo de produção da mídia televisiva no Brasil.;
Abstract The Brazilian telenovela has a long tradition in national television culture, being one of the most consumed media products in Brazilian homes. The present work discusses the forms of representation of black characters in telenovelas, as well as the low presence of black actors in soap operas. Starting from a specific soap opera – Segundo Sol-, broadcast by Rede Globo in 2018, it presents the racial issues present within the plot and also its implications outside this context. Therefore, the research was supported by a qualitative methodology. Content analysis was used, guided by the contributions of authors such as Silvio de Almeida (2019), Lilia Schwarcz (2011) and Kabengele Munanga (2010), to understand the historical, social and ideological aspects of racism; as well as the contributions of authors such as Stuart Hall, Muniz Sodré, Winnie Bueno and Maria Aparecida Bento, for an analysis of aspects of differentiation present in the media and the cultural dimensions that racialization produces in the circulation of images and discourses. Screen ethnography was the methodological strategy used to analyze the soap opera chapters, with the aim of going beyond the text present in the plot and paying attention to the context in which the production was inserted. The analysis of the selected showed the persistence of black underrepresentation in novelistic productions. However, based on bibliographical and empirical analysis, it was possible to signal an advance of these guidelines in the media context, even considering the marketing character present in the use of guidelines that aim at representativeness. This research demonstrated that, although it is possible to point to possible changes, the fight for equality within a social context of exploitation that is based on an economicist logic seems to be incompatible. I argued that, despite the importance of black movements in the fight for representation, the necessary structural change will not be made from small changes in the casts. Finally, I pointed to counter-hegemonic media initiatives and the constant search for a new form of content production that takes into account the sensitive relationship of the other as a subject, as well as public policies aimed at real transformations in the form and content of television media production in Brazil.;
Palavras-chave Telenovelas; Racismo; Mídia; Representação; Soap operas; Media; Representation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-08-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12909;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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